Os nossos animais de estimação não são apenas animais, são membros da família.
Eles dão-nos amor, companhia, e muitas recordações maravilhosas.
Há alguns anos atrás, foi-me dado um hamster, ‘Puffy’.
Na altura não queria um animal de estimação, mas o meu amigo estava de regresso ao Brazil e mais ninguém o queria.
Por isso, eu e a minha mulher acolhemo-lo. Não podíamos deixá-lo ir com alguém que não conhecíamos e, mais importante ainda, que ele não conhecia.
Mas aquele bichinho conquistou os nossos corações com a sua maneira gentil e amigável, com o seu grande espírito, e com os seus afectos fofinhos; ele tornou-se membro da nossa família num instante.
Desde então, a vida com o puffy foi cheia de alegria, amor e algumas aventuras. Até aos 3 anos de idade.
Um dia notei que ele comia menos, bebia menos e não se mexia tanto.
Tentei seduzi-lo com guloseimas, manteiga de amendoim era a sua guloseima preferida, mas nada o fazia melhorar.
Levei-o ao veterinário, mas disseram-me que ele era velho e que nos devíamos preparar para o inevitável.
Mas como é que o fazemos? Tudo o que sabíamos era que o Puffy era activo e resiliente. Não conhecíamos este Puffy frágil.
No entanto, sabíamos que ele precisava de nós e por isso embarcámos numa viagem para o tornar confortável.
Abaixo descrevo 5 maneiras que pode utilizar para manter o seu hamster confortável enquanto ele/ela se aproxima do fim do arco-íris.
Mantenha-o a uma temperatura agradável
À medida que um hamster envelhece, ou se estiver doente, pode ter dificuldade em regular a sua temperatura corporal.
Se ficar demasiado frio; pode entrar num estado de hibernação, o que por sua vez pode levar à hipotermia.
Se, por outro lado, ficar demasiado quente; podem sofrer de stress térmico ou insolação, o que, por sua vez, pode levar a uma morte dolorosa.
Para evitar que o seu hamster fique frio:
- Mantenha a sala onde ele está com uma temperatura amena, esta pode variar entre os 20 °C a 22 °C.
É essencial que a temperatura ambiente nunca desça abaixo dos 15 °C ou entrará num estado de hibernação.
- Colocar bastante papel higiénico liso, sem cheiro, rasgado na sua jaula.
Isto não só lhe proporcionará uma cama confortável para descansar, como também o manterá quente.
- Uma lâmpada de calor pode ajudar a manter a sua casa quente.
No entanto, certifique-se de que a gaiola é suficientemente grande para que possa escapar ao calor, se necessário.
Além disso, tenha uma pequena casa de hamster dentro da gaiola para permitir que o seu hamster escape da luz.
Se seleccionar esta opção, mantenha um termómetro na gaiola que lhe permita regular a temperatura.
Se a temperatura for superior a 25 °C durante um período de tempo prolongado, o seu hamster pode sofrer de stress térmico ou de insolação.
- Algumas pessoas recomendam usar almofadas de aquecimento. Não o faria nesta situação.
A maioria (ou quase todas) das almofadas de aquecimento não são seguras para funcionar por baixo de uma gaiola de plástico, pelo que teria de colocar dentro da gaiola.
Mas há sempre o risco do seu hamster roer o fio ou a almofada, as consequências podem ser catastróficas.
Uma solução mais segura seria a criação de uma almofada de aquecimento a partir de sementes de linho ou grãos de arroz.
Coloque as sementes de linho ou grãos de arroz numa bolsa de meia ou de velo. Coloque a meia e uma chávena de água (ao lado da bolsa para evitar que a almofada se queime), no microondas.
Aqueça a almofada em pequenos incrementos.
Teste em si mesmo antes de a colocar na gaiola do seu hamster, pois se ficar muito quente pode queimá-lo. A almofada irá manter o calor durante cerca de 1 hora.
Não deixe esta almofada na gaiola logo que se sintam melhor pois ele pode mastiga-la. Quando estiver frio, repita o processo, se necessário.
- Pode também envolver o seu hamster numa pequena toalha e colocar contra o seu corpo. Esta é uma boa maneira de passar algum tempo de qualidade com o seu hamster que está a morrer.
No entanto, isto só funcionará se o seu hamster estiver confortável em ficar assim. Se ele começar a lutar consigo ou a morder, mantenha-o na sua jaula, pois isso pode ser um sinal de que ele prefere estar sozinho.
Para evitar que o seu hamster aqueça demais:
- Como mencionado acima, se os hamsters ficarem demasiado quentes, podem sofrer uma insolação.
Para manter o seu hamster que está a morrer confortável, certifique-se de que a sua gaiola não atinge temperaturas superiores a 22 °C.
- Evite colocar o seu hamster sob a luz directa do sol junto à janela. Em vez disso, escolha uma área da sua casa que seja sombreada e bem ventilada.
- Considere colocar o seu hamster numa gaiola de arame em vez de um tanque de vidro. Isto ajudará a manter o seu espaço bem ventilado, reduzindo o risco de que a sua temperatura suba bruscamente.
Proporcione-lhe um quarto de dormir limpo, calmo e tranquilo
À medida que o seu amiguinho peludo se aproxima da morte, ele precisará de dormir mais para preservar a pouca energia que tem.
Para o manter confortável enquanto descansa, assegure-se de que ele tem um lugar limpo, escuro, e longe do ruído ou de corrente de ar e também da humidade.
Se tiver 2 ou 3 hamsters numa gaiola, isole o que não estiver bem numa gaiola à parte para evitar o stress dos outros animais e minimizar o risco de transmissão de doenças aos outros que lá estão.
Sabe-se que os hamsters se exercitam mesmo quando estão indispostos.
Para evitar que se magoem ou utilizem a energia de reserva, retire todas as rodas, tubos e brinquedos trepadores que possa ter na gaiola.
No entanto, se sentir que o seu hamster ainda consegue fazer algum exercício, questione o seu veterinário pois pode ser que seja possivel adicionar os brinquedos durante um curto período de tempo.
Lembre-se que o seu veterinário pode ajudar o seu hamster a falecer da forma mais confortável possível. Use isso para o beneficio do seu amiguinho.
Juntos, você e o seu veterinário podem assegurar que o seu bichinho esteja confortável e feliz até ao fim.
Evite Desidratação
Os hamsters são bem conhecidos por não comerem grandes quantidades de alimentos, afinal, são apenas pequenos. Em vez disso, eles gostam de esconder a sua comida.
No entanto, como qualquer outro ser vivo, precisam de comida e água para sobreviver.
Um dos primeiros sinais que se nota quando o seu hamster está a morrer é a falta de apetite e sede. Os seus corpos começam a fechar-se. Deixam de ter a sensação de fome ou sede.
A comida não é essencial para o seu hamster nessa fase.
Podem passar até vários dias sem comer e isso não faz mal. No entanto, a desidratação pode fazê-los sentir desconfortáveis e pode levar a morte dolorosa.
Os hamsters precisam de beber aproximadamente 10ml (2 colheres de chá) por 100g do seu peso corporal.
Assim, se o seu hamster tiver 200g de peso, precisa de beber aproximadamente 20ml (4 colheres de chá) de água diariamente.
Para verificar se o seu hamster está desidratado:
- Olhe para os olhos do seu hamster. Se estiverem descaídos, profundos, secos, sem brilho e/ou lisos, provavelmente está desidratado.
- Se a língua do seu hamster estiver inchada, então está gravemente desidratado e deve de ver o veterinário imediatamente.
- Belisque suavemente o pescoço do seu hamster. Se a pele voltar rapidamente à sua posição normal, está tudo bem. Se a pele mantém a sua forma ou volta à sua posição normal muito lentamente, o seu hamster está desidratado.
- Verifique o nível de água da garrafa ou tigela do seu hamster. Se não mudou muito desde a última vez que o encheu, é sinal que o seu hamster não esteve a beber, e pode potencialmente estar desidratado.
- Se notou uma redução ou nenhuma mancha de urina/água da sua gaiola, ou se a urina tem uma tonalidade muito escura e tem um odor bastante forte, o seu hamster pode estar desidratado.
- Se o seu hamster tem respiração ofegante, pode estar desidratado.
Para evitar que o seu hamster fique desidratado e morra ainda mais rápido:
- Ofereça-lhe alimentos com elevado teor de humidade, tais como melancia, pepino ou maçã. Assegure-se de que a maçã está descascada, e as sementes da melancia e do pepino estão retiradas.
Deve de restringir isto a quantidades muito pequenas. Pois se consumidos em grandes quantidades, pode causar diarreia.
- Pode incentivar o seu hamster a beber água colocando um pouco de manteiga de amendoim no tubo de beber. À medida que o seu hamster lambe a sua deliciosa guloseima vai ficando com a boca cheia de água no processo.
Se ele não estiver interessado na manteiga de amendoim, pode retirar a garrafa da gaiola, e tentar “amamentá-lo” pressionando gentilmente a saida de agua para dentro da boca.
Pare este processo imediatamente se vir quaisquer sinais de aflição.
- Se todas as tentativas acima mencionadas falharem, e o seu hamster tiver a atingir as 24 horas sem beber nada, contacte o seu veterinário imediatamente.
Se ainda demorar algumas horas até ver o seu veterinário, tente a sugestão abaixo até ser atendido.
- Com um conta-gotas limpo ou uma seringa de 10ml, coloque algumas gotas de água misturada com uma pitada de sal e açúcar na boca do seu hamster.
Por favor não dê água directamente a um hamster desidratado, isto apenas diluirá a quantidade já reduzida de minerais, sais e açúcares no corpo do seu hamster, agravando ainda mais a situação.
Além disso, certifique-se de que não força o conteúdo todo da seringa para a boca do seu hamster de uma vez, caso contrário corre o risco de forçar a entrada de líquido nos seus pulmões, e isso pode ser fatal.
Dê-lhe atenção
Embora os hamsters sejam criaturas solitárias por natureza, podem crescer ligados aos seus companheiros humanos.
À medida que a morte se aproxima, a sua companhia pode dar-lhes conforto e segurança. Pelo menos foi essa a minha experiência.
Durante os últimos dias o Puffy quis estar muito mais connosco.
Ele queria sempre dormir no nosso colo.
Se este é o seu caso, então fique perto do seu bichinho, mas esteja atento à sua reação.
Se você tentar lidar com o seu hamster e eles tentar fugir ou começar a morder, é a maneira dele dizer-lhe que precisa de algum tempo sozinho para tentar conservar a pouca energia que tem.
E, dependendo do seu estado da doença, pode estar com dores e as suas mãos, embora carinhosas e cuidadosas, podem estar a magoá-lo.
Dê-lhe medicação para a dor
Este passo é essencial para manter o seu hamster confortável durante os seus últimos dias, mas apenas pode dar medicamentos que tenham sido prescritos por um veterinário qualificado.
Nunca se autoprescreva ou corra o risco de agravar a situação e de o fazer sentir pior.
Como se pode ver que um hamster que está a morrer?
Os hamsters são quase sempre animais de estimação robustos, mas são tão pequenos que uma lesão, stress, doença ou mesmo velhice podem deteriorar a sua saúde muito rapidamente.
Se o seu hamster tiver 2 ou 3 anos, e tiver sofrido uma queda, ou qualquer outro tipo de acidente que o possa ferir, estiver doente ou stressado; mantenha-se atento a eles.
Se vir 1 ou mais dos sinais abaixo, leve-o para os veterinários o quanto antes.
Se for uma doença grave, um diagnóstico precoce pode salvar o seu amiguinho!
Os sinais a procurar incluem:
- Perda de apetite e da sede,
- Uma mudança do seu comportamento atual ou sinais de menos actividade,
- Molhado de fezes liquidas constante à volta da cauda,
- Diarreia visível no chão,
- Encolhimento num canto,
- Um pêlo desgrenhado ou desgrenhado causado por não conseguir se aprumar,
- Espirros, pieira, e/ou viscosidades do nariz ou dos olhos,
- Queda de pêlo (frequentemente é um sinal de parasitas ou alergias), e
- Não sair da sua casinha para se limpar.
O seu hamster está a morrer ou a hibernar?
Ao contrário dos animais selvagens que hibernam, os hamsters não são constituidos para o fazer.
Não podem armazenar água suficiente ou calorias extra durante o tempo frio para sobreviverem a um estado de hibernação, e acabam por morrer se lhes for permitido hibernar.
Se o seu hamster tem um ritmo respiratório lento (uma respiração por minuto), não responde ao seu toque, e está ligeiramente frio; precisa de ser acordado o mais depressa possível:
- Coloque um aquecedor no mesmo quarto para elevar a temperatura ambiente para cerca de 20 °C a 22 °C.
- Depois pegue no seu hamster, envolva-o suavemente numa toalha, e coloque-o perto do seu corpo.
- Quando o seu hamster começar voltar a si, ofereça-lhe um pouco de água e comida e contacte o seu veterinário.
O que leva um hamster a morrer repentinamente?
Com um tamanho pequeno, e relativamente fácil de cuidar; estas pequenas criaturas são um sucesso para famílias com crianças pequenas.
No entanto, os hamsters não são tão fáceis de cuidar como as pessoas possam pensar, e podem surgir uma serie de questões que quando não são bem exclarecidas, podem levar á morte do seu bichinho.
Aqui estão algumas coisas que podem causar a morte súbita do seu hamster:
Stress
Os hamsters são muito sensíveis ao stress. Não gostam de mudanças e ficam ansiosos com muita facilidade.
Um hamster exposto ao stress, tal como: uma gaiola extremamente suja, demasiada agitação ou manuseamento muito bruto, mudanças bruscas de temperatura, entre outros; durante um período prolongado de tempo pode-lhe causar grandes problemas de saúde, e alguns podem até mesmo ser fatais.
Doenças transmissíveis
Os animais criados para lojas de animais são frequentemente maltratados e alojados muitas vezes em locais apinhados com condições terríveis.
Isto causa stress nos hamsters que, por sua vez, podem desenvolver doenças transmitidas como, pneumonia, e outras.
É melhor evitar comprar o seu hamster numa loja de animais.
Como os hamsters estão no fundo da cadeia alimentar, são bons a esconder quaisquer problemas físicos que possam estar a experimentar, é o seu mecanismo de sobrevivência.
Para si, isso significa que pode estar a comprar um hamster que vai morrer em breve.
A minha sugestão – arranje um hamster de quem tenha para dar ou de um criador decente; alguém que crie hamsters por amor e paixão, que o faz primeiramente com cuidado pelos animais e não pelo dinheiro que possa obter.
Se, no entanto, não tiver alternativa; olhe bem para o hamster que pretende comprar e para todos os outros hamsters com que ele partilha a gaiola.
Se o seu hamster ou qualquer um dos outros hamsters tiver:
- a ofegar num canto, tiverem pêlo com aspecto pouco saudável,
- tiverem os olhos afundados,
- tiverem a cauda molhada com sinais de fezes liquidas,
provavelmente vai ter uma doença não diagnosticada e é bem provável que fique consigo por muito tempo.
Cauda molhada
A cauda molhada é uma doença relacionada com o stress.
É causada quando o stress permite que a flora intestinal normal (a bactéria Campylobacter) sobrepopule o intestino do seu hamster, causando eventualmente diarreia.
É frequentemente tratada com antibióticos, mas mesmo com tratamento, o seu pequeno amigo peludo pode morrer em 48 a 72 horas.
Os sintomas a procurar são:
- Odor forte,
- Diarreia,
- Letargia,
- Falta de apetite,
- Excesso de sono,
- Caminhando com costas corcundas,
- Orelhas dobradas, e/ou
- Temperamento incomum (morder ou arranhar)
Pneumonia
A pneumonia não é comum nos hamsters, mas quando ocorre, pode ser extremamente contagiosa.
Isto ocorre quando o hamster é exposto a infecções bacterianas ou virais, associadas a tensões ambientais tais como uma gaiola suja, temperaturas baixas repentinas, secas, etc…
Se o seu hamster tiver desenvolvido uma pneumonia, poderá ver os seguintes sintomas:
- Febre,
- Pêlo sem brilho,
- Perda de apetite e subsequente perda de peso,
- Espirros constantes e/ou tosse,
- Perturbação respiratória, e/ou
- Viscosidades tais como muco do nariz e dos olhos.
Gaiola Suja
Os hamsters são criaturas muito limpas. Para a maioria deles, existe uma linha clara entre onde dormem e onde vão à casa de banho.
No entanto, se a sua gaiola raramente é limpa, não será capaz de dizer onde fica o quarto de dormir e onde fica a casa de banho.
Isto causará muito stress no seu hamster, e o potencial desenvolvimento de stress pode induzir doenças tais como a cauda molhada.
Substâncias químicas ao higienizar a gaiola
Uma gaiola de hamster, e todos os brinquedos, taças e garrafas, devem ser limpos pelo menos uma vez por semana, por vezes duas dependendo da quantidade vezes que o seu hamster urina.
Mas, o que usa para limpar a gaiola do seu hamster pode ser potencialmente mortal.
A casa do hamster deve ser limpa com sabão não tóxico e água morna. Produtos químicos, tais como desinfectantes e/ou lixívia, podem ser prejudiciais se ficar resíduos na gaiola.
Para evitar qualquer dano ao seu amiguinho depois de limpar a gaiola, lave-a com bastante água limpa antes de a deixar secar para enchê-la de novo com as coisas do seu hamster.
Insolação
Os Hamster’s não respondem bem a mudanças extremas de temperatura.
Se um hamster for exposto a temperaturas superiores a 22 °C pode sofrer de insolação e isto pode ser potencialmente mortal.
As áreas perigosas encontram-se em carros ou junto a uma janela que recebe luz solar directa.
Se vir o seu hamster a cambalear, a mover-se lentamente, ou deitado no chão da gaiola.
Se o seu corpo estiver a coxear e/ou a tremer quando tocado, é provável que o seu hamster esteja a sofrer insolação.
Se vir algum dos sinais acima; entre em acção rapidamente.
- O primeiro passo é colocar o seu hamster numa área mais fria.
- Em seguida, coloque-o sobre uma toalha húmida ou pulverize-os suavemente com água fria.
- Ou simplesmente sopre sobre ele. Qualquer uma destas acções deve trazê-lo de volta à vida rapidamente.
Precisa de ter cuidado, este despertar pode ser muito abrupto e, consequentemente, ele pode acabar por se magoar a si próprio.
Para evitar qualquer lesão, segure o hamster sobre o colo ou sobre uma mesa no caso de ele se mover muito subitamente.
Quando o seu amigo peludo estiver acordado, certifique-se de que o re-hidrata com pequenas quantidades de alimentos aquosos, tais como pepino ou melancia; ou simplesmente água se ele a tomar.
Por fim, ligue ao seu veterinário e peça conselhos urgentes.
Fumos
Uma das belezas de ter um hamster como animal de estimação é que eles e todas as suas coisas são pequenas, por isso podem ser colocados em qualquer lugar e mudados a qualquer momento sem transtorno.
Contudo, o que muitos proprietários não se apercebem, é que estes tipos têm um sistema olfactivo muito bem desenvolvido.
Assim, os fumos de uma caldeira, aquecedor ou um carro numa garagem podem ser mortais para um hamster.
Na hora da despedida
Perder os nossos amados amigos peludos não é fácil, mas pensar antecipadamente se quer o seu amiguinho enterrado ou cremado, permitir-lhe-á tomar a decisão certa para si, em vez de a tomar no último minuto quando está de luto e sob stress.
Embora na altura em que Puffy nos deixou, já o esperávamos.
Evitei pensar na sua morte durante o tempo que pude, até que um dia nos apanhou. ele estava deitado na sua jaula, o seu corpo estava frio.
Levei-o ao veterinário e efetivamente confirmou-se que estava de facto morto.
As palavras do veterinário pronunciaram-se; ‘lamento a sua perda.
Puffy desapareceu e não podemos fazer mais nada por ele. O que gostaria de fazer com o seu corpo?’…
O que é que gostaria de fazer? Fazer com o seu corpo? Não sei…
A minha mente e o meu coração estavam com o meu hamster amigável, corajoso e fofinho, não com o Puffy teso à minha frente.
Em retrospectiva, gostaria de ter pensado no que fazer com o seu corpo antes do tempo.
Sou alguém que gosta de ter todos os seus pratos empilhados, mas senti-me meio fora de controlo nessa hora. Por isso, a minha mulher assumiu o controlo.
Ele foi enterrado no fundo do jardim numa caixa de sapatos.
Teria eu escolhido isso? Provavelmente não.
Mas vivemos numa pequena ilha e para conseguir um caixão para animais de estimação ia levar semanas. Por isso, tivemos de o pôr numa caixa de sapatos.
Há muitas decisões a serem tomadas.
Quer que o seu amigo peludo seja enterrado ou cremado? Quer cremação comunitária ou privada? Quer uma urna que esteja em casa ou uma que possa enterrar?
Enterro vs Cremação
- O enterro proporciona-lhe um lugar permanente para visitar e honrar o seu animal de estimação.
O enterro pode ser num cemitério de animais de estimação, na sua casa, ou mesmo alguns cemitérios humanos têm uma secção para animais de estimação.
- A cremação permite que o seu animal de estimação regresse ao seu estado natural mais rapidamente. Pode espalhar as cinzas do seu hamster no jardim, ou pode mantê-las em casa.
- Ao mencionar a cremação, poderá ouvir os termos cremação comunitária e cremação privada:
Cremação comunitária significa que o seu animal de estimação será cremado ao mesmo tempo que outros animais de estimação, na mesma câmara de cremação.
Isto significa que não poderá ter as cinzas do seu animal de estimação de volta. O serviço de cremação recolherá as cinzas de todos os animais de estimação na câmara de cremação e eliminá-las-á.
A maioria dos serviços de cremação irá espalhar as cinzas após cada cremação comunitária.
Os custos deste serviço variam da localização ou cidade em que vive, mas geralmente começam na casa dos R$ 650 (cerca de 100€).
- Uma cremação privada significa que o seu animal de estimação será cremado individualmente numa câmara de cremação, e as cinzas ser-lhe-ão devolvidas.
As cinzas poderão ser devolvidas numa urna de madeira padrão ou num saco de plástico.
Ou pode escolher uma urna personalizada a partir da cremação. No entanto, esta pode ser mais cara e a selecção pode ser mais limitada às que se encontram na Internet.
Os custos da cremação privada para um pet variam conforme a sua localização a urna escolhida e o tamanho do animal, podendo ir de R$ 700 a R$ 3 mil (120€ – 1000€)
Quer decida enterrar num cemitério de animais de estimação ou cremar o seu amigo peludo, o seu hamster será apanhado no seu veterinário ou em casa e transportado para o destino final.
No entanto, se optar por enterrar o seu hamster em casa, o corpo terá de ser transportado por si.
Escolher uma urna de animais
Ao escolher uma urna na Internet considere o seu orçamento, o tamanho da urna, se pretende enterrar as cinzas numa urna biodegradável ou numa urna não biodegradável, ou se pretende manter as cinzas em casa:
Orçamento: Os preços podem variar de R$ 150 até R$ 1500+ (30€ – 200€).
- De que tamanho de urna precisa? Existem urnas de diversos tamanhos, tenha em consideraçao o peso e o tamanho do seu pet quando encomendar uma.
- A urna: As selecções são infinitas. Para manter as cinzas em casa, pode escolher urna de figuras, urna de madeira, urna de fotografia, urna de pedra natural, urna de metal, etc… para enterrar as cinzas no jardim, pode escolher uma urna biodegradável ou uma urna não-biodegradável.
Memorializando o seu hamster
Há muitas maneiras de memorializar o seu hamster:
- Escreva um obituário
- Realize um serviço memorial
- Crie um diário fotográfico
- Crie um jardim memorial. Esta é uma excelente maneira de criar um lugar de paz, reclusão e tranquilidade para reflectir sobre as maravilhosas memórias que o seu amigo peludo lhe deixou.
Como se despedir
Certifique-se de que todos os membros da família têm uma oportunidade de se despedirem.
Para as crianças, muitos livros podem ajudar a explicar o processo de morte e de luto.
Para se despedirem, algumas pessoas presenteiam o seu hamster no seu último dia.
Ou com algum pedaço de amendoim ou alguns brócolos. A forma do simbolismo não é importante mas sim a paz que lhe vai reconfortar.
Luto por um animal de estimação
Perder um animal de estimação é difícil para todos, mas o processo de luto é diferente para cada membro da família.
Algumas pessoas têm mais dificuldades do que outras com o processo de luto.
Algumas pessoas sentem-se sempre tristes, enquanto outras têm a sua tristeza em ondas. Não há maneira certa ou errada de fazer luto.
Sentir-se triste e solitário é uma reacção normal à perda de animais de estimação. Tentar ignorar esta dor emocional irá normalmente piorá-la.
Se estiver a passar um mau bocado, não deixe que os outros lhe digam quando é altura de “seguir em frente” ou como deve de agir.
Há muitas pessoas com quem se pode falar e que lhe podem ajudar no processo de luto. Se alguem não entender, vire a página.