Há muitos sons estranhos que os coelhos fazem.
Mas quer sejam estranhos ou não, aprender os sons que os coelhos fazem quando estão felizes, zangados ou ameaçados, pode ajudá-lo a cuidar melhor de seu animal de estimação.
Os sons que os coelhos fazem quando estão felizes incluem ronronar, suspirar e buzinar (grunhir ou tinir.) Os sons angustiados nos coelhos incluem uma gritaria ou guincho alto, ou até mesmo gritos.
Coelho rosnando? Pode ser um sinal de raiva. Os coelhos fazem sons para comunicar o que eles pensam ou sentem.
Os coelhos fazem barulho para comunicar. Sons diferentes geralmente se relacionam com estados emocionais que seu coelho pode experimentar. A compreensão das diferenças o ajudará a satisfazer suas necessidades.
O que os sons dos coelhos significam?
Os mamíferos utilizam uma variedade de meios para se comunicar. Gestos, sons e comportamentos são todos cruciais.
Os coelhos usam todos esses três métodos de comunicação para que você saiba o que eles pensam e sentem. Ao ‘descodificar’ estes sons, você pode identificar se seu coelho está doente, faminto ou feliz.
1. Som de grunhido de coelho
Grunhir ou grasnar é o sons mais comum do coelho. Você o ouvirá com mais frequência de machos não castrados.
Isso indica que o coelho quer acasalar. Você também pode notar o barulho junto com outros sinais deste comportamento, inclusive:
- Cercando o outro coelho
- Marcação de território com urina
- Inquietude e agressão
Seu coelho também pode saltar ao redor de seus pés e grasnar para chamar sua atenção. No caso de um macho não castrado, a única maneira de conseguir que ele pare de fazer este barulho é castrando-o.
É um som difícil de descrever, a menos que você o ouça. Você pode pensar nele como um barulho de acasalamento de coelho.
Você também notará este barulho das fêmeas e dos machos castrados. O grasno é um sinal geral de excitação.
Assim, por exemplo, se seu coelho o vê se aproximando com alguma comida que ele gosta, então ele pode grasnar porque está ansioso para comer.
2. Som de cacarejar de coelho
O coelho que cacareja não soa como um frango que cacareja. Mas é a palavra mais próxima para descrever o barulho.
Você também pode pensar que soa um pouco como um soluço. É muito mais silencioso do que um cacarejar de galinha.
Este é um barulho que seu coelho faz quando está contente. Portanto, você pode ouvi-lo semi frequentemente quando seu coelho está cochilando ou quando ele está feliz com o que está comendo. Este barulho é menos comum.
3. Som de ronronar de coelho
O ronronar do coelho soa muito como o ronronar de um gato. É de baixa intensidade e soa como um ronronar. Se você tivesse que compará-lo a algo, você poderia dizer que soa como um helicóptero distante.
O barulho não é feito da mesma maneira. Enquanto os gatos ronronam fazendo um barulho na garganta, os coelhos não podem fazer o mesmo. Ao invés disso, eles fazem um barulho de “estalido” com os dentes.
Tal como o ronronar dos gatos, este é um sinal de que seu coelho está feliz e contente. Você provavelmente notará isso ao acariciar seu coelho quando ele estiver feliz sentado em seu colo.
O barulho vai e vem, mas será acompanhado por outros sinais visuais de contentamento.
Saiba mais: Melhores petiscos para coelhos
4. Som de suspiro do coelho
Isto é um sinal de contentamento. Seu coelho estará sentado confortavelmente e em uma posição relaxada antes de respirar fundo e deixá-lo sair lentamente.
O porquê disto não está claro. É um sinal comum de felicidade para outros animais domésticos, ou mesmo para as pessoas. Mas por que respirar fundo é um sinal de estar relaxado não é claro.
Talvez seja porque quando você está estressado, sua respiração fica mais rápida. Respirar devagar e profundamente é o oposto disso. Mas a razão de um grande suspiro não é conhecida.
5. Som de coelho rosnando
Rosnar em coelhos significa a mesma coisa que acontece com outros animais. É um som defensivo que o coelho está usando para tentar ameaçá-lo.
O rosnar é geralmente acompanhado por outros sons, por exemplo, é precedido por um snifar. Um coelho pode fazer sons de rosnar:
- Quando ele pensa que você está em seu território
- Quando você restringe seu movimento, por exemplo, segurando o coelho quando ele não quer ser segurado, ou quando você os toca por muito tempo
- Quando você está muito perto de sua comida
- Quando você está se movendo rapidamente, fazendo grandes gestos, ou agindo de outra forma ameaçadora
- Quando você se aproxima quando está estressado
O rosnar é um mau sinal e algo que você deve tentar evitar. Felizmente, é fácil fazer com que um coelho se sinta mais confortável. Tudo o que é preciso é ser um pouco mais consciente de seu comportamento.
Portanto, os coelhos rosnam quando se sentem ameaçados. Para tornar um coelho mais confortável, aborde-o a partir de um nível inferior.
Faça-se parecer menor e mova-se lentamente. Não toque no coelho ou pegue-o se ele rosnar para ‘confortá-lo’, pois isso piora o problema.
Da mesma forma, se você estiver muito perto de sua comida, afaste-se. Não se preocupe, porque definitivamente haverá momentos em que seu coelho estará mais confortável com você. Mas primeiro, ele tem que aprender que você não é uma ameaça.
Saiba mais: O que significa sonhar com coelho?
6. Som sibilante de coelho
O rosnar é mais comum do que sibilar. Mas se o rosnar não dissuade um predador ou ameaça, então o coelho tem que tentar outra coisa.
Sibilar soa exatamente como você pensa que parece. Seu coelho sibila como nós, soprando ar rapidamente entre sua língua e seus dentes.
Como é um sons que um coelho faz quando se sente agressivo ou ameaçado, outros comportamentos de raiva acompanham o sibilar.
Seu coelho provavelmente vai rosnar e sibilar. Eles também podem morder para que você se vá embora.
7. Ranger de dentes do coelho
Você precisa distinguir o ronronar de coelhos do ranger de dentes. Moer os dentes significa que seu coelho está com dor, ou pelo menos desconforto. Este som é mais alto e mais frequente do que o ronronar.
Procure por outros sinais de contenção ou desconforto. Se seu coelho está empurrado, mostra comportamento agressivo e/ou está excessivamente nervoso, então ele está rangendo seus dentes, não ronronando.
8. Bater de pés de coelho
Nem todos os sons que um coelho faz vêm de sua caixa de voz. Um coelho também pode fazer um barulho ao sacudir seus grandes pés traseiros. Isto faz um barulho surpreendentemente alto.
Os coelhos fazem isto quando estão com medo ou nervosos (o que pode ser uma ocorrência frequente). O objetivo deste barulho é a comunicação.
O coelho está dizendo a outros coelhos próximos que há uma ameaça não muito longe.
9) Som de guincho de coelho
Os coelhos podem guinchar e gritar, mas estes não são sons que você provavelmente ouvirá com frequência. Um fungar e um espirro são ocorrências semi regulares.
E se seu coelho estiver feliz, então você ouvirá muito ronronar e grasnar. Guinchos e gritos não são tão comuns.
Os guinchos ocorrem quando o coelho está em um desconforto incomum. O coelho pode guinchar se você estiver segurando-o e se recusando a soltá-lo. Ele repetirá este guincho uma e outra vez como uma chamada de alarme.
Você também pode pensar que isso soa como lamúrias ou choramingos.
De certa forma, é isso que é guinchar. O coelho está avisando outros coelhos próximos que há um predador por perto. Ele continuará fazendo isso mesmo se isso significar que o predador pode encontrá-lo se ele fugir.
Se você ouvir este barulho, então deixe seu coelho em paz por um tempo. Deixe ele se acalmar até que se sinta à vontade para estar ao seu redor novamente.
Continuando a acariciá-lo ou incomodá-lo quando ele faz este barulho, você está transmitindo ao seu coelho que você é uma ameaça.
10. Som de grito de coelho
O grito é outro som que ocorre quando o coelho está em extrema aflição. A angústia extrema ocorre quando o coelho está em perigo, como se um predador estivesse atacando-o.
A única exceção é se o coelho está com dores intensas. Algumas condições de saúde, como a doença hemorrágica do coelho, causam fortes dores que podem resultar em gritos.
Segundo a Pesquisa Veterinária, esta doença só foi descrita pela primeira vez em 1984, mas desde então se tornou comum.
Ou, se alguém encurrala o coelho, ele pode gritar se temer por sua vida. Às vezes, uma criança ou alguém que não esteja familiarizado com coelhos pode acidentalmente assustar seu animal de estimação.
Mas mesmo quando isto acontece, é improvável que eles gritem. Outros sons de angústia são mais prováveis no início.
Os gritos de coelhos são um barulho muito angustiante de se ouvir. Soa semelhante aos gritos de uma criança. Não se pode confundi-lo com qualquer outro tipo de barulho de coelho.
11. Som de respiração ofegante do coelho
Respiração ofegante e pesada refere-se ao barulho que você faz quando está tendo dificuldades para respirar.
O mesmo se aplica a outros animais, inclusive coelhos. Quando um coelho tem dificuldade para respirar, você pode notar:
- Respiração pesada e forçada
- Um barulho que soa um pouco como ronco
- Sons que indicam que seu coelho tem o nariz entupido
Como em outros animais, há muitas razões pelas quais seu coelho pode estar tendo dificuldades para respirar. A principal causa é a infeção respiratória (como uma constipação).
Isto geralmente se resolve por si só, mas se não o fizer, será necessária uma visita ao veterinário.
Se este for o caso, você poderá notar outros sintomas, incluindo corrimento nasal e ocular, além da falta de apetite.
A respiração ofegante pode ser causada pelo estresse e por uma redução do sistema imunológico. Ou, seu coelho pode estar com excesso de peso e suas vias respiratórias bloqueadas pelo excesso de tecido gorduroso.
Tenha em mente que isto é diferente de um som de suspiro. Um suspiro é um som que ocorre uma vez, geralmente em um cenário positivo, onde seu coelho está satisfeito.
A respiração ofegante é um som contínuo que é acompanhado por outros sinais de angústia. Você pode facilmente perceber a diferença.
12. Os coelhos espirram e tossem?
O espirro é uma reação comum entre os animais a uma via aérea bloqueada. É um reflexo que atira ar pelo nariz, numa tentativa de liberá-lo. A tosse é a mesma coisa, mas para a garganta.
De acordo com a Microbiologia Veterinária, os coelhos espirram quando têm uma infeção respiratória.
Mas, como acontece com as pessoas, a causa pode ser mais benigna. Se houver poeira por perto, por exemplo, isso pode irritar o nariz do coelho e fazer com que ele espirre.
O mesmo se aplica à tosse. Pode ser um sinal de uma infeção respiratória, mas também é possível que a tosse tenha sido um evento isolado e não um sintoma de algo mais.
Nem toda vez que você tosse é um sinal de que está resfriado, e em coelhos, é o mesmo.
Agora que já sabe o que significa um coelho rosnando vá dar um miminho ao seu animal de estimação para tornar o seu dia melhor.