Quer deixe ou não o seu cão subir sobre os móveis, trata-se de um tema muito debatido.
Algumas pessoas têm uma posição muito vincada sobre este tema.
Assim sendo, qual é o grande problema e como manter o seu cão fora do sofá, se assim o desejar?
Devo deixar o cão subir no sofá?
Quando se trata deste assunto, quer queira ou não que o seu cão permaneça longe da mobília, trata-se maioritariamente uma preferência pessoal.
Muitos cães, e os seus donos, adoram um aconchego no sofá.
Claro que, se tiver uma raça mais pequena, se o seu cão tiver uma lesão nas costas ou artrite, ou se a sua mobília for especialmente alta, o seu cão pode magoar-se a si próprio se cair acidentalmente ou até mesmo nas suas tentativas de saltar para cima.
No entanto, na maioria das vezes, as pessoas que preferem o seu cão fique afastado do sofá, fazem-no porque evita que o sofá fique sujo com pêlo, lama, e outros detritos.
Ou talvez porque tenham vários cães e tê-los todos no sofá não deixe espaço para si!
Outros donos podem optar por manter o seu cão fora da mobília se tiverem problemas de guarda de recursos.
A guarda de recursos ocorre quando os cães exibem comportamentos como rosnar, morder, ou respirar sobre a comida ou brinquedos.
Este comportamento é também conhecido como “agressão possessiva” e pode ocorrer em cães de qualquer raça.
O treino precoce pode ajudar a desencorajar a guarda de recursos antes que se torne demasiado problemático.
Se o seu cão guarda recursos, mantê-los fora da mobília pode ajudar a gerir este comportamento enquanto trabalha no treino.
Como impedir o seu cão de subir no sofá
Se decidiu que não quer o seu cão na mobília, como é que vai garantir que o seu cão compreende isso?
Consistência
O mais importante é a coerência!
Ao permitir o seu cão no sofá ocasionalmente e depois não o permitir em outras ocasiões, estará a confundir o seu cachorro e a prepará-lo para o fracasso.
Esta consistência precisa de ser aplicada por todos os membros da família e visitantes da sua casa.
Ninguém deve convidar o seu cão a subir para o sofá.
Forneça uma cama própria
A maioria dos cães quer estar no sofá, pois querem estar confortáveis e porque querem estar consigo.
Ofereça-lhes uma cama acolhedora por perto como alternativa ao sofá e a outros móveis.
Semelhante ao treino em caixote, faça desta cama um lugar divertido, seguro, e gratificante para eles.
Ofereça aos seus cães brinquedos interativos, e outras guloseimas enquanto estão na sua cama, para os encorajar positivamente a instalarem-se ali.
Ensine os avisos ‘fora’ e ‘vá para a cama’
Ensine ao seu cão o que significa “fora” e “vai para a tua cama” pode ajudá-lo enquanto está a treinar o seu cão para ficar fora da mobília.
Faça um emparelhamento entre o seu cão sair da mobília ao dizer “fora” e uma recompensa positiva, tal como um deleite ou um elogio.
Da mesma forma, associe o seu cão a ir para a sua cama com a deixa “vá para a sua cama” e uma recompensa positiva.
Se o seu cão conhece estas deixas, eles sairão alegremente do sofá se os apanhar, porque eles sabem que algo de bom acontecerá quando o fizerem.
Bloqueie o acesso aos móveis
A gestão é uma parte fundamental de qualquer processo de formação.
Tornar os seus móveis inacessíveis ao seu cão pode ajudá-lo a evitar que suba para o sofá, quando não é capaz de supervisionar.
Pode bloquear o acesso do seu cão aos móveis com portões de bebé, virando as almofadas para cima na vertical, ou colocando algo sobre os móveis como um balde de lavandaria ao contrário.
Se o seu cão gosta de se levantar sobre os móveis para olhar para o exterior das janelas, torne as janelas mais acessíveis de forma mais apropriada.
Os cães de raça mais pequena que gostam de olhar pelas janelas podem apreciar um conjunto de degraus de animais de estimação ou um “peitoril de gato” no qual possam descansar.
No entanto, se o seu cão for reativo ao olhar pela janela e quiser subir para o sofá para guardar a sua casa, vai querer bloquear o acesso enquanto trabalha no treino.
Evite técnicas aversivas
Por vezes são recomendadas coisas como tapetes de scat, que proporcionam uma vibração, tapetes de carro desconfortáveis de cabeça para baixo, ou mesmo um barulho barulhento que distrai o seu cão para fora da mobília.
No entanto, se utilizar as técnicas de treino e gestão descritas acima, não devem ser necessárias ferramentas aversivas como estas.
Para alguns cães, estes métodos podem também causar precipitação, tais como medo generalizado dos móveis, coisas que se assemelham aos tapetes (como uma cama ou cobertor para cães), e qualquer barulho alto.
Não há nada de errado em permitir que o seu cão e fique no sofá, mas, se preferir que se mantenha afastado, ser consistente e recompensar o comportamento alternativo que deseja é a chave para o sucesso.
Para mais dicas e técnicas, procure um treinador de cães certificado, baseado em reforços positivos.