Os cachorros são criaturas maravilhosas, domesticados pelos humanos há milhares de anos.
Eles proporcionam conforto não apenas na morte, mas também em muitos momentos difíceis de suportar, seja na depressão, em um desgosto amoroso ou uma mudança brusca na vida.
Os cães são capazes de saber quando uma pessoa está morrendo ou vivendo um luto. Isto ocorre graças a sugestões de linguagem corporal, cheiros e outras formas que só eles podem detetar.
Será verdade que cachorro sente quando o dono vai morrer?
Os cães possuem um dos sensos de olfato e de energia mais apurados do reino animal, isto permite que consigam perceber um acontimento com apenas um cheiro.
Dessa mesma forma são capazes de interpretar as emoções humanas através de reações bioquimicas bem antes de elas acontecerem, juntamente com certas doenças e morte.
Como é que cachorro sente que o dono vai morrer?
Os humanos desde à muito que usam o auxilio do olfato de cães para detetar certas coisas tais como drogas e explosivos, mas também devido ao seu olfato agudo eles conseguem detetar certas doenças humanas
Apesar de muitos estudos terem resultados inconclusivos e a ciência não ter uma explicação exata de como os cachorros conseguem ter este dom, a verdade é que existem situações específicas em que os cães conseguem prever ou pelo menos sinalizar certos acontimentos em nosso redor, tais como:
1. Cachorro consegue sempre sentir quando o dono não está bem
Existem incontáveis histórias de cães que alertam os seus donos muito antes de algo ruim acontecer. Eles são profissionais a fazer diagnosticos ligados à saude humana.
Da mesma forma que sentem quando você está radiante de alegria, também sabem quando o seu dia não correu tão bem quanto isso.
2. Um cachorro pode captar as emoções humanas
Os cães conseguem ser bastante espirituais no que toca às nossas emoções, não é a toa que muitas vezes ficam obsessivos em nosso redor quando algo se passa.
Eles sentem a energia humana e certamente são melhores a decifrar o que se passa connosco bem primeiro que nós.
3. Cachorro consegue farejar doenças
O seu senso de olfato é capaz de detetar até o mais pequeno cancro alojado em um sinal do nosso corpo.
Mas não saia correndo para o hospital só porque o seu bichinho resolveu dar umas lambidelas amigáveis em sua cara.
4. Os cães são capazes de detetar epilepsia
Alguns estudos cientificos revelaram que os cachorros são capazes de detetar ataques epiléticos através do cheiro.
O seu nariz canino é capaz de farejar molecas de odor mesmo sendo 1 trilião de vezes mais pequenas que um grão de areia.
5. Cães sentem alterações bioquímicas em pessas com diabetes
Os cachorros são capazes de sentir leves mudanças em composições quimicas do nosso corpo.
É por esta razão que conseguem saber com precisão quando o seu dono está a ter uma enxaqueca, ataque cardíaco, convulsões, câncer, narcolepsia ou no caso da diabetes, níveis de glicémia muito baixos.
Também são capazes de identificar doenças degenerativas como o mal de parkinson e doenças infeciosas tal como a malária.
O que os cachorros podem pressentir além da morte?
Os cachorros são muito bons a diagnosticar alterações na saúde humana mas também conseguem prever mais umas coisinhas que direta ou indiretamente podem salvar imensas vidas. Dentro delas estão:
O campo magnético da terra
Os cachorros são extremamente sensíveis ao campo magnético da terra, dessa mesma forma quando vão ao banheiro costumam usar essa mesma orientação para fazer o seu negócio.
Não é a toa que perdem um tempinho escolhendo o local e orientação ideal para o fazer.
O passar do tempo
Eles são capazes de sentir o tempo a passar mas não são capazes de saber o seu conceito.
Ao contrário dos humanos os cachorros não têm a capacidade para poder medir o tempo (nem as ferramentas).
Não são capazes de interpretar os ponteiros de um relógio, mas são capazes de cheirar o passar de um dia inteiro.
Quando o dono sai e volta
O seu cachorro conhece você tão bem como um ente chegado, ele instintivamente é capaz de prever que você está quase passando pela porta da frente de casa para sair.
Não é a toa que eles sabem quando você vai sair em viagem para passear e eles não vão junto.
Onde o dono esteve
Os cachorros não tem uma bola mágica para saber onde você andou mas são capazes de captar cheiros e sensos que se agarram por onde você passa durante o seu dia.
E se por acaso comeu algo delicioso sem partilhar com eles, então não duvide nem um segundo, porque eles vão certamente descobrir.
Alterações climatéricas
Seja uma tempestade que se aproxima ou um longo dia de calor, os cachorros conseguem sentir as mudanças climatéricas e a forma como elas nos afetam.
Muitas raças conseguem sentir até o exato momento que o tempo começa a mudar. Isto é devido à forma como eles reagem também a essas mudanças.
Certas raças sentem dificuldades em respirar em certos climas enquanto que outras se preparam para viver o melhor tempo das suas vidas.
Os terramotos
O sistema auditivo canino tem um maior espectro de ampliação que o dos humanos e é por isso que conseguem sentir melhor certas frequências vibratórias que nós nem conhecemos.
Alguns cientistas sugerem que os cachorros são capazes de ouvir a atividade sismica que ocorre horas antes de um terramoto. Isso inclui sons de raspagem, trituração e quebra de rochas no subsolo.
A gravidez de uma mulher
As mudanças hormonais no corpo de uma mulher ocorrem desde o seu primeiro dia de gravidez. E como era de esperar, o seu cão é inteligente o suficiente para apanhar estes sensos.
O corpo da mulher muda em cheiro, a nível sentimental e nisto acompanham também as mudanças de humor e linguagem corporal.
E tal como você, o cachorro também se prepara para a chegada do bebê.
O nascimento do bebê
Não existe resposta definitiva que prove isto, mas tal como acontece na gravidez um cachorro também consegue sentir alguns sinais que o parto está próximo devido a mudanças fisicas no corpo de uma mulher.
Pode notar que eles se tornam mais protetores e próximos à medida que essa hora chega, um sinal comum desse acontecimento é seguirem uma grávida para todo o lado.
O medo
Os especialistas que estudam o comportamento canino e o seu senso de olfato, conseguiram concluir que os cães não conseguem necessariamente sentir o cheiro do medo.
No entanto, conseguiram provar que eles são capazes de detetar cheiros associados ao sentimento de medo tal como posturas corporais frequentes durante essa emoção.
Um cachorro sabe quando um ser humano está nervoso, ansioso ou com medo. Até porque, quando estamos com medo, temos tendência a transpirar mais.
As verdadeiras intenções de um humano
Os cães são intuitivamente capazes de perceber as verdadeiras intenções humanas.
Já reparou que o comportamento deles muda conforme o seu humor? Eles conseguem detetar certas emoções que outros humanos são incapazes de fazer.
Se você agir de bem ele o irá estimar, se tiver outras intenções, ele vai saber.
E quando são injustiçados
Ninguém gosta de ser injustiçado e por incrivel que pareça os cães também não.
Após séculos a viverem em conjunto com humanos os nossos amigos patudos aprenderam uma coisa ou outra connosco.
Um cão ao se sentir injustiçado pode demonstrar estresse instantâneo, levantar a pata dianteira dominante para se manifestar, barafustar com a respiração e olhar para você em descontentamento.
Portanto mesmo que esteja a ter um mau momento, não descarregue no seu amiguinho pois ele é capaz de não ficar muito contente com você.
Porque cachorro sente a morte e outras coisas inexplicáveis?
Os cachorros vêm o mundo de maneira diferente dos humanos.
Eles ajustam seu comportamento de acordo com o ambiente em redor e à minima mudança estão prontos para reagir.
O seu cerebro possui uma área muito idêntica ao nosso, que lhes permite decifrar certas emoções pelo tom de voz.
O tom de voz aliado a certas expressões corporais, permitem aos cães conseguir identificar certos problemas emocionais tais como ansiedade, depressão, estresse pós traumático, letargia, transtorno bipolar entre outros.
Quando eles dão atenção total focada ao seu dono significa que estão a tentar decifrar alguma dúvida que possam ter.
Nestas alturas eles podem ficar em modo de vigilância, adotando uma postura firme em 4 patas e com peito erguido.
Isto significa que o cachorro está em alerta e pode evitar que outros se cheguem por perto por estar a detetar algo fora do normal com o seu dono.
O cachorro por viver tanto tempo com os seres humanos aperfeiçoou a sua genética e sensibilidade para se tornar uma extensão do seu dono, beneficiando desta forma o quotidiano de ambas as espécies.
Reflexão final sobre cachorro sentir a morte do dono
Não é tão cedo que saberemos em concreto o que um cachorro está a sentir ao se confrontar com a morte do dono, mas a lição aqui é, não deve de ignorar o seu bichinho se ele repentinamente agir de forma estranha.
Quem sabe, ele pode apenas, estar tentando salvar sua vida.