Soluços de gatos são bastante comuns, mas provavelmente há muitas coisas sobre eles que você não sabe. Vamos analisar de perto esta questão que pode ser útil para você como proprietário de um gato.
Sinais de soluços em gatos
Você também deve notar movimento de seu abdômen quando soluçam. É um movimento rápido na subida e descida do abdômen.
Normalmente não é visível, mas você pode notá-lo se tiver a mão sobre eles no momento.
Se seu gato parece ter problemas para respirar normalmente quando soluçam, você deve levá-lo a um veterinário imediatamente.
O que causa soluços em gatos?
Há uma infinidade de coisas que podem causar soluços nos gatos. Embora geralmente seja bastante inofensivo, há algumas explicações mais sérias a serem conhecidas.
- Comer em excesso: Uma das razões mais comuns para o soluço dos gatos é porque eles estão comendo muito ou muito rápido.
- Bolas de pelo: Muitos gatos desenvolvem problemas com bolas de pêlo. Quando o pelo se acumula em sua garganta, eles podem tossir. Isso às vezes pode levar a soluços.
- Doença: Em casos raros, os soluços de gatos são um sinal de doença. Seu gato pode ter um tumor ou mesmo um problema com seu sistema nervoso.
Há também uma chance de que possa haver algo errado com o estômago de seu gato.
- Alergias: Às vezes, um gato soluça quando é exposto a algo ao qual é alérgico. Isto também pode ocorrer se o seu gato tiver asma.
- Estresse: É possível que seu gato esteja soluçando porque ele está sob muito estresse ou está com medo.
Se você acabou de se mudar para uma casa nova, ele pode estar fazendo isso porque ainda está se adaptando a um ambiente estranho.
Leva apenas uma ou duas semanas para que a maioria dos gatos faça esse ajuste.
Como tratar um gato soluçando?
Os soluços dos gatos normalmente não requerem nenhum tratamento, mas há algumas coisas que você pode fazer para amenizá-los.
1 – Comece a dar ao seu gato porções menores de alimentos
Se seu gato come muito rápido, talvez você queira tentar dividir as refeições de seu gato em porções menores ao longo de cada dia.
Comer demasiado em um curto período de tempo é uma das razões mais comuns para soluços de gatos.
Você também pode tentar colocar um brinquedo favorito deles dentro da tigela de comida. Isto pode ser eficaz para que eles diminuam a velocidade quando comem.
2 – Mudança no regime alimentar
Se as bolas de pelo são um problema frequente para seu gato, você pode colocá-lo em uma dieta especial para ajudar com isso.
Você pode obter uma recomendação de seu veterinário sobre qual alimento pode ser o melhor para evitar este problema.
Há também certos artigos em gel que você pode comprar para minimizar problemas com bolas de cabelo. Isto servirá para melhorar a qualidade de vida geral do seu animal de estimação.
3 – Leve o seu gato para ser examinado
Se seu gato estiver soluçando por causa de uma doença grave, você precisará consultar seu veterinário. Ele vai realizar uma série de testes para ter certeza de que não há nada de errado com o seu pet.
O soluço crônico pode ser um sinal de doença, por isso é importante que você leve o seu gato para ser examinado imediatamente.
4 – Mantenha a taça de água sempre cheia
É importante que seu gato tenha sempre água suficiente em sua tigela. Isto pode ajudar a evitar que os soluços se tornem um problema em primeiro lugar.
Talvez você até queira investir em uma fonte para gatos que continue reabastecendo a água para que ela não fique muito baixa. Você precisará enchê-la de volta eventualmente, mas ela costuma durar bastante tempo.
O que não fazer quando o gato está soluçando
Você deve se abster de tentar usar quaisquer remédios caseiros para soluços de gato, já que a maioria deles não servem para nada.
Assustar seu gato não vai parar seus soluços, mas pode fazer com que você acabe todo arranhado.
Também não é uma boa idéia tentar fazer com que seu gato prenda a respiração. Em primeiro lugar, isto é quase impossível.
Em segundo lugar, você pode realmente machucar seu gatinho no processo. Apenas fique longe de todos os remédios que dizem ser eficazes para os soluços humanos.
Quando é hora de ver o veterinário?
Se os soluços de seu gato forem acompanhados por uma respiração laboriosa ou sibilância pesada, você provavelmente vai querer fazer uma visita ao veterinário.
A diminuição do apetite também é motivo de preocupação. Se eles não estiverem comendo tanto quanto normalmente comem, há uma boa chance de que algo esteja errado.
Os gatos podem soluçar durante um dia inteiro, mas isso ainda está dentro do normal. Se o soluço deles exceder um dia, você deve levá-los ao veterinário.
Certifique-se de vigia-los de perto para saber se você precisa ou não fazer isso.
Conclusão
- Muitos gatos soluçam ocasionalmente, e isso geralmente não é sinal de um problema sério.
- Se o soluço de seu gato continuar por mais de um dia sem parar, você deve consultar seu veterinário.
- As bolas de pelo são uma causa comum de soluços com gatos, o que pode ou não ser um sinal de um problema sério de saúde.
- Se seu gato estiver soluçando e tiver um problema com bolas de pelo, talvez você precise alimentá-lo com uma dieta especial.
- Se seu gato soluçar porque come muito rápido, tente dividir suas refeições em porções menores.
- Alguns gatos soluçam devido ao estresse por estarem em um novo ambiente ou por algum outro motivo.
- Você deve evitar qualquer “remédio caseiro” para soluços com seu gato, pois eles provavelmente não farão nada.
- Certifique-se de que a tigela de água de seu gato está sempre cheia para ajudar a evitar que eles tenham soluços.