Não é raro que os gatos mordam seus donos quando tentam acariciá-los.
Se seu gatinho começou a morder os seus dedos, este artigo o ajudará a saber porque eles estão fazendo isso e com sorte ajudará a manter a sua relação o melhor possível com ele.
Mordidas de amor ou comportamento agressivo?
Há uma grande diferença entre as pequenas mordidas de amor que os gatos às vezes dão a seus donos, e o comportamento verdadeiramente agressivo.
Se a mordida de seu gato quebra a pele, eles estão agindo de forma agressiva.
Se eles estão apenas mordendo você, é muito provável que seja um comportamento brincalhão. É importante que você seja capaz de distinguir entre os dois.
Razões comuns porque os gatos mordem com caricias
1 – Eles não querem ser acariciados
A explicação mais simples para os gatos morderem enquanto são acariciados é que eles estão cansados de serem tocados ou manipulados.
Mesmo os gatos que amam uma boa caricia podem ficar cansados depois de um tempo. Se este for o caso, você deve simplesmente parar de tocar o seu gato por um tempo.
Os gatos são conhecidos por serem animais imprevisíveis, portanto não há como saber quando eles reagirão desta maneira.
2 – Eles estão sendo brincalhões
Há também a possibilidade de que seu gato esteja mordendo você como uma forma de brincar.
Este é um comportamento bastante comum em gatinhos, e é algo que eles naturalmente fazem com seus companheiros de ninhada.
Seu gato pode estar interpretando a sua caricia como um convite para brincar.
3 – Você está atrapalhando a sua auto-higiene
Outra explicação possível é que você se intrometeu no caminho da limpeza do seu gato.
Isto é algo que os gatos fazem muito, então você tem que ter cuidado se estiver acariciando o seu na hora do banho. Eles às vezes usam seus dentes incisivos para o asseio.
4 – Eles estão excessivamente estimulados
Se você estiver acariciando o rabo de seu gato, você pode acabar sendo arranhado.
Esta parte do corpo deles é conhecida por fazer com que estes animais se tornem excessivamente estimulados.
Também é possível que você tenha tocado nela demasiado. Esta reação acontece bastante rapidamente, portanto, pode ser bastante difícil de evitar.
5 – Comportamento territorial
Os gatos são animais intensamente territoriais, então há uma chance de você ter sido mordido porque eles só querem que você saiba que eles estão no comando.
É apenas um lembrete (não tão amigável) de que você deve prestar atenção. É também um lembrete de que seu gato é o verdadeiro dono.
6 – Eles estão em sofrimento
Tocar uma parte do corpo de seu gato que é muito sensível ou que lhes causa dor pode significar uma mordida. Se eles emitirem um miado forte, há uma boa chance de que este seja o caso.
Dicas para lidar com a mordida do seu gato
A resposta apropriada à mordida de seu gato depende, em primeiro lugar, do motivo pelo qual eles estão fazendo isso. Você precisará considerar isto cuidadosamente antes de fazer qualquer coisa.
Pare todos os carinhos
Seja qual for o motivo da mordida de seu gato, você deve parar imediatamente de fazer festas a ele. Dê a eles um pouco de tempo antes de tocá-los novamente.
Todo gato precisa de uma pausa do afeto de seu dono de vez em quando.
É uma boa idéia limitar o tempo que você passa acariciando seu gato para reduzir suas chances de ser mordido.
Alguns gatos estão bem sendo acariciados durante horas a fio, enquanto outros ficam irritados após apenas alguns minutos.
Considere sua própria personalidade e temperamento únicos ao decidir por quanto tempo continuar fazendo festinhas para eles.
Procure os sinais
Há certos sinais que você deve procurar em seu gato que podem sugerir que uma mordida está chegando.
Se você estiver acariciando seu gato e ele continuar se contorcendo, não tente forçar o afeto sobre ele. Isto só vai acabar mal para você.
Você também deve levar em conta se as orelhas de seu gato estiverem presas para trás ou a cauda dele começar a bater em volta. Estes dois sinais são de agressão ou irritação.
Não castigue seu gato
É importante que você não puna seu gato por morder, mesmo que ele tenha um comportamento verdadeiramente agressivo.
Isto só vai piorar muito o problema. Você deve, entretanto, recompensar seu animal de estimação quando ele não o morde. Um reforço positivo pode contribuir muito para deter este comportamento.
Além disso, tenha em mente que um reforço negativo pode causar um pouco de estresse em seu gato.
Não os borrife com água ou grite com eles se eles fizerem isso. Isso só servirá para tornar seu gato ainda mais agressivo do que ele já é.
Isto pode resultar em seu gato causar alguns ferimentos graves com seus dentes e garras.
Procure a ajuda de um profissional
Se seu gato está mordendo você porque é agressivo, talvez você queira pensar em contratar um treinador.
Há muitos profissionais que trabalham com gatos que são agressivos. Tire um tempo para encontrar alguém que seja muito experiente.
Isto deve ajudar muito a obter resultados perceptíveis com seu gatinho.
Cuide bem das feridas que o seu gato lhe causar
É uma boa idéia limpar qualquer ferida que você possa sofrer com a mordida de seu gato. Limpe-a com água e sabão antes de aplicar uma pomada antibacteriana. Isto reduzirá as chances de infeção.
Conclusão
- A mordida de um gato pode ser um sinal de agressão, que você terá de entender antes que se torne pior.
- Muitos gatos mordem seus donos enquanto são acariciados como uma forma de fazê-los saber que é hora de parar.
- Você deve se abster de tentar forçar seu gato a ser acariciado.
- Se você notar seu gato gritar além de mordê-lo, pode ser porque você tocou uma área do corpo deles que dói.
- Morder levemente é frequentemente apenas um resultado de seu gato ser brincalhão, o que é um comportamento perfeitamente normal. Isto é especialmente verdade com gatinhos.
- Preste atenção aos sinais de que seu gato já teve o suficiente enquanto o mordia, incluindo contorcer-se ou bater com a cauda.
- Se seu gato estiver demonstrando um comportamento verdadeiramente agressivo, talvez você queira consultar um profissional.