Se você está a pensar em adotar um gato, saiba que, existem algumas diferenças entre gatos machos e fêmeas no que diz respeito ao seu comportamento.
Se em breve pensa trazer um amigo felino para a sua vida, é importante ter essas informações.
1. Afeto
Enquanto muitos gatos são muito afetuosos independentemente do sexo, os machos são mais propensos a demonstrar afeto abertamente.
Se isto for importante para você, com certeza será algo a se ter em mente. Algumas pessoas querem um gato que seja muito expressivo desta maneira, enquanto outras simplesmente não se importam.
É mais provável que os gatos machos fiquem no seu colo, ronronem e se esfreguem em você. Este nem sempre é o caso, mas é o que os estudos e estatísticas parecem indicar.
2. Comportamento pós castração/esterilização
Não há dúvida de que o temperamento de um gato tende a mudar depois que ele é castrado ou esterilizado.
As fêmeas tendem a se tornar mais afetuosas em geral, uma vez que são esterilizadas. Como ela não vai entrar em cio, não terá que se preocupar com todo o barulho e as tentativas de fuga.
Os gatos machos tendem a ser menos territoriais, uma vez castrados. Isto geralmente significa uma diminuição da agressividade geral, o que pode ser definitivamente uma coisa boa.
Você pode até ser capaz de levá-lo para o banho sem ser arranhado!
3. Agressividade
As fêmeas são geralmente mais agressivas que seus pares masculinos. Elas também tendem a ser mais agressivas com outros gatos do que com os machos.
Como mencionado acima, isto é algo que tende a mudar depois que eles são esterilizados.
4. Ludicidade
Se você quer um gato que vai ser muito brincalhão, você provavelmente quer escolher um macho. Os gatos machos tendem a ser mais exploradores e um pouco mais peculiares do que o sexo oposto.
Mas isso pode ter suas desvantagens, pois os gatos mais brincalhões provavelmente o acordarão mais pela manhã sentados na sua cabeça.
É apenas o preço que você paga com um gato deliciosamente brincalhão, mas a maioria das pessoas acha que vale a pena.
5. Comportamento com desconhecidos
Normalmente as fêmeas são mais hesitantes em interagir com pessoas que não conhecem do que os machos.
Muitas fêmeas se escondem assim que vêem um rosto desconhecido entrar em seu domínio. Algumas delas são tão ruins a esse respeito que se recusam a sair até que a visita tenha deixado a casa completamente.
6. Interagindo com outros gatos
As fêmeas não tendem a ser muito brincalhonas com gatos machos, mas ainda podem formar laços bastante fortes.
Não é raro as fêmeas se aconchegarem aos gatos machos. Isto é particularmente verdadeiro se os gatos forem irmãos.
Uma gata fêmea é rápida para assumir o comando e estabelecer seu domínio sobre outros gatos do lar, portanto, você deve estar preparado para isso.
Elas querem usar a coroa, e isto ficará claro pelo seu comportamento. Se os outros gatos têm um problema com isso, pode resultar em sério conflito.
Colocar duas gatas na mesma casa juntas pode resultar em drama, mas isso nem sempre é o caso.
7. Lealdade
Os gatos machos são frequentemente mais leais do que as fêmeas, mas há sempre exceções. Gatos fêmeas raramente têm uma pessoa “favorita” em casa.
É muito mais comum os gatos machos gravitarem em direção a uma pessoa específica, dando-lhes sua total lealdade.
Esta é precisamente a razão pela qual os gatos machos frequentemente parecem mais amorosos ou afetuosos do que as fêmeas.
Se você quer um gato que vai retribuir plenamente seus afetos, um macho pode ser a melhor escolha.
8. Durante o cio
O temperamento de um gato pode mudar drasticamente enquanto ele está no cio. Os gatos machos podem se tornar incrivelmente agressivos durante este período.
É bastante comum que os gatos machos lutem, mordam e marquem seu território com regularidade. Esta é apenas sua forma de afirmar o domínio, e é perfeitamente natural.
As fêmeas que estão em cio se tornam muito barulhentas, o que pode se tornar bastante irritante depois de um tempo.
Há muito miar pela casa, então você pode perder um pouco de sono de vez em quando. Isso normalmente só acontece quando elas sentem que não aguentam mais.
9. Interagindo com as crianças
Tanto os gatos machos quanto as fêmeas geralmente estão bem ao redor até mesmo de crianças pequenas. É preciso ter em mente, entretanto, que os machos tendem a ser mais agressivos.
Isto é especialmente verdade quando eles estão em cio.
Se você tiver filhos em casa, você deve evitar ter um gato obviamente agressivo. Isto pode resultar em lesões graves, especialmente se seus filhos são muito jovens.
10. Patrulhamento
Os gatos machos têm mais propensão a vagar, o que muitas vezes inclui o desejo de estar fora por longos períodos.
É por isso que muitos “gatos de rua” tendem a ser machos. Não é raro que esses gatos tentem escapar de forma semi-regular.
As fêmeas, por outro lado, normalmente se contentam muito mais em ficar dentro de casa e ficar deitadas. Isto é definitivamente algo a ser considerado se você quiser um gato totalmente de interior.
Conclusão
- Os gatos machos são geralmente mais afetuosos em geral do que as fêmeas.
- As fêmeas tendem a mostrar mais agressividade, especialmente quando se trata de outras fêmeas.
- Se você estiver procurando um gato que lhe seja leal, um macho é provavelmente a melhor escolha.
- Os machos são tipicamente mais brincalhões do que as fêmeas.
- É bastante comum que os machos queiram estar do lado de fora, enquanto as fêmeas estão mais do que satisfeitas em ficar dentro de casa o tempo todo.
- As fêmeas são rápidas para estabelecer seu domínio com outros gatos dentro de casa.
- Os machos podem ficar muito agressivos quando estão em cio, portanto, cuidado.
- As fêmeas tendem a fazer muito barulho quando estão em cio, o que pode ser irritante, para dizer o mínimo.
- As fêmeas são normalmente muito mais nervosas ao redor de pessoas que não conhecem, enquanto os machos são mais afáveis.