Miar é um comportamento perfeitamente normal para gatos, mas pode se tornar rapidamente muito irritante. Se seu gato não para de miar à noite, há várias explicações possíveis.
Aprender sobre este comportamento pode ajudar você a encontrar uma solução eficaz. Este não é o tipo de coisa que você deve ignorar.
Motivos porque gato mia de noite
Abaixo você encontrará algumas das razões mais comuns que os gatos miam durante a noite. Deve ser bastante fácil para você dizer quais se aplicam ao seu gato e quais não se aplicam.
1. Gatos são seres crepusculares
Seu gato é uma criatura crepuscular, o que significa que ele é mais ativo à noite e de manhã cedo. É comum que os gatos mais jovens adiram ao relógio natural de seu corpo.
À medida que os gatos de interior ficam mais velhos, eles tendem a se adaptar ao horário de seus donos. Isto significa que pode ser apenas uma fase que você tem que esperar para sair.
2. Ele está aborrecido
Também é possível que seu gato esteja miando à noite porque está ansioso por estímulos mentais e físicos.
Estes animais são conhecidos por serem bastante independentes, mas eles ainda anseiam por interagir com outros diariamente.
Se você não estiver dedicando tempo suficiente ao seu gatinho diariamente, você pode acabar sendo acordado pelo miau dele. Esta é basicamente a maneira deles lhe dizerem que precisam de atenção.
Você precisará encontrar tempo para brincar e interagir com ele todos os dias para que você possa evitar este comportamento por completo.
Mas você não quer dar-lhe atenção quando ele mia no meio da noite. Isto só o encorajará a continuar fazendo isso.
Se você saciar a necessidade de atenção dele durante o dia, ele não deve te manter acordado à noite.
3. É um sinal de envelhecimento
Os gatos podem desenvolver demência e outros problemas à medida que envelhecem, o que pode resultar em atividade noturna irritante.
A Síndrome da Disfunção Cognitiva causa este sintoma, e é mais comum do que se possa pensar.
4. Instinto natural para explorar
O miar à noite também pode ser explicado pelo impulso natural de seu gato de explorar e caçar fora.
Alguns gatos estão mais satisfeitos do que outros com a permanência no interior o tempo todo.
Há uma possibilidade de que seu animal de estimação queira tanto ir para fora que ele comece a miar incansavelmente.
Como estes animais são caçadores noturnos, só faria sentido que sua vontade de caçar seja mais forte durante a noite ou nas primeiras horas da manhã. Isto é mais comum com os gatos de alta energia.
5. Está com o cio
Uma gata fêmea que está no cio pode se tornar muito vocal, para dizer o mínimo. Esta é sua maneira de expressar a frustração por uma incapacidade de acasalar.
Também pode ser o som de seu gato acasalando com um macho dentro de casa.
6. Problemas de saúde
Seu gato pode estar miando à noite porque há algo de errado com ele. Isto pode ser qualquer coisa, desde dor de dentes ou gengivas até artrite.
Se você suspeita que seu gato está doente, você deve levá-lo ao veterinário para ser examinado.
7. Tem fome ou sede
Uma das explicações mais simples e mais prováveis para a vocalização noturna de gatos é que eles estão com fome ou sede.
Seu gato pode fazer isso se você esqueceu de colocar água em sua tigela antes de ir para a cama.
Às vezes os gatinhos ficam com fome depois que seus donos se entregam para passar a noite, e esta é apenas sua maneira de dizer “Ei, alimente-me!”.
Você deve, no entanto, evitar alimentar seu gato em excesso. Isto pode levar ao ganho de peso em excesso, o que pode causar todos os tipos de problemas de saúde.
Se seu gato tem o hábito de mendigar por comida depois que você vai para a cama, você pode dar a eles o deleite ocasional. Isto deve ajudar a satisfazer a fome deles até a manhã.
Como parar o gato de miar a noite toda
Há uma série de abordagens que você pode tomar para parar o miau irritante do seu gato à noite. O método mais efetivo abordará a causa raiz deste comportamento, portanto, você precisará ter isso em mente.
Passe mais tempo com seu gato
Você também deve considerar deixar seu gato lá fora para caçar e explorar se ele quiser.
Isso, no entanto, aumentará as chances de seu gato se machucar ou contrair um bom número de doenças. É algo em que você precisará realmente pensar antes de tomar uma decisão final.
Leve-o para o veterinário
Se você notar qualquer sinal de doença junto com o miado de seu gato, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente.
Isso inclui letargia, vômitos, diarreia, mau hálito, sangue nas fezes ou na urina e perda de pelo.
Tudo isso pode ser sinal de que seu gato tem alguns grandes problemas de saúde que precisam ser resolvidos imediatamente.
Conclusão
- Os gatos mais jovens são mais propensos a miar à noite, pois ainda não se adaptaram ao horário de seu proprietário.
- Há uma chance de que seu gato esteja fazendo isso porque se sente negligenciado. Considere brincar um pouco mais com ele durante o dia.
- Alguns gatos começam a miar à noite devido ao declínio cognitivo à medida que envelhecem. Isto é basicamente o equivalente da demência humana.
- Há muitos problemas de saúde potenciais que seu gato pode ter que estão causando este comportamento.