3 Dicas para evitar que gato mastigue cabos eletricos

Os gatos mastigam quase tudo, mas algumas coisas representam mais uma ameaça para eles do que outras.

Se seu gato mastiga cordas elétricas, você vai querer saber algumas das razões por trás disso. Isso pode indicar que seu gato tem um problema sério que precisa ser resolvido.

Perigos de gato mastigar cabos elétricos

Embora possa parecer bastante óbvio, não é uma boa idéia deixar seu gato mastigar os cabos elétricos.

Isto pode fazer com que eles sejam eletrocutados e até mesmo morram. Os gatinhos correm maior risco de ferimentos graves ou de morte ao fazer isso.

Isso também depende da quantidade de corrente elétrica que está fluindo através do cordão. Uma vez passado o isolamento e para os fios, a eletrocussão é quase uma certeza.

Há também o perigo de que um incêndio seja iniciado a partir de seu gato mastigando os cabos elétricos.

Não é preciso muito tempo para que um gato provoque um curto-circuito em um fio elétrico, que por sua vez provoca um incêndio. Isto pode colocar em risco a segurança e o bem-estar de toda a sua família.

Porque gato mastiga cabos elétrico?

Há muitas razões possíveis para que seu gato esteja mastigando fios elétricos em casa. Quanto mais você aprender sobre estas razões, mais fácil será pôr um fim a este comportamento.

1. Instintos naturais

Mastigar é parte dos instintos naturais de um gato e é como eles exploram o mundo ao seu redor.

Os gatos são criaturas muito curiosas, portanto não deve ser surpresa que eles tendam a roer todo tipo de coisas em seu ambiente.

Os gatinhos são conhecidos por apresentarem um comportamento de dentição a partir de duas a quatro semanas de idade. Quando eles estão nesta fase da vida, eles mastigam praticamente tudo.

2. Problemas com seus dentes

Também é possível que seu gato tenha problemas com seus dentes. Se seu gato tem alguma dor dental, eles podem mastigar coisas aleatórias ao redor da casa, numa tentativa de obter alívio.

Isto pode ajudá-los a se sentirem melhor por um curto período de tempo, mas não é algo que você deva permitir.

Certifique-se de olhar de perto o interior da boca do seu gatinho para ter certeza de que ele não tenha nenhum dente quebrado ou gengivas inchadas.

Você também vai querer levá-los a um veterinário para que eles possam realizar um exame oral completo.

3. Eles estão entediados

Quando seu gato está mastigando todo tipo de coisa que não deveria, ele pode ficar entediado. O fato é que estes animais mastigam praticamente tudo para se estimularem mental e fisicamente.

O tédio pode ter um impacto muito negativo sobre a saúde geral do seu gato. É precisamente por isso que é tão importante que você reserve um tempo para brincar regularmente com ele.

4. Dieta inadequada

Se o alimento que você está dando ao seu gato não estiver oferecendo nutrientes suficientes, eles podem começar a mastigar as coisas.

Esses animais precisam de uma grande variedade de vitaminas, minerais e até aminoácidos para se manterem saudáveis.

Tenha em mente que os gatos prosperam em uma dieta rica em proteínas com uma quantidade moderada de gordura e o mínimo de carboidratos.

Você não quer dar ao seu gato apenas qualquer alimento, então certifique-se de examinar cuidadosamente as suas opções.

Isto acabará ajudando você a tomar a decisão certa quando se trata do que você alimenta seu animal de estimação. Confira este artigo para saber mais sobre a comida para gatos.

5. Sente-se bem

O isolamento de borracha do cabo elétrico que seu gato está mastigando pode fazer com que ele se sinta bem com ele próprio.

Uma vez que um gato põe seus dentes em algo com uma textura agradável, pode ser difícil fazê-los parar.

Como evitar que gato mastigue cabos elétricos

É muito importante que você faça todo o possível para evitar que seu gato mastigue os cabos elétricos. Há inúmeras dicas que você deve seguir ao tentar fazer isso.

1. Ponha capas para seus fios

Com certeza, você vai querer fazer questão de obter coberturas para todos os cabos elétricos de sua casa.

Você deve ser capaz de encontrar essas coberturas em sua loja de ferragens local; elas são bastante baratas e valem bem o custo.

2. Mantenha seu pet estimulado

A estimulação adequada reduzirá drasticamente as chances de seu gato agir de várias maneiras, como mastigar os cabos elétricos.

Você deve reservar pelo menos meia hora a uma hora todos os dias para brincar com seu gatinho.

Quando seu gato permanece estimulado mental e fisicamente, é muito mais provável que ele se comporte de modo geral.

A última coisa que você quer é um gato que vai agir e causar todos os tipos de problemas em casa.

3. Coloque o papel alumínio nos cabos

Você também pode tentar cobrir seus cabos elétricos em casa com folha de flandres. A maioria dos gatos parece odiar absolutamente a sensação geral deste material, por isso vale a pena tentar.

Você vai querer tomar nota de como seu gato reage a esta mudança. Se eles não parecerem desencorajados, você deve obter as tradicionais coberturas de cabos da loja.

Conclusão

  • Os gatos naturalmente adoram mastigar as coisas, pois é uma das principais maneiras de explorar seu ambiente.
  • É muito comum que os gatinhos mastiguem todo tipo de coisas enquanto estão em fase de crescimento. Este é o período em que seus dentes adultos estão chegando.
  • O fato é que permitir que seu gato mastigue os fios elétricos coloca sua vida em perigo e a vida de sua família.
  • Seu gato pode ser eletrocutado ou começar um incêndio, que é a última coisa que você quer que aconteça.
  • Assegure-se de que você coloca coberturas para todos os seus cabos elétricos em casa. Você pode encontrar essas coberturas em praticamente qualquer loja de ferragens local.
  • Você também pode tentar cobrir seus cabos elétricos em papel alumínio, que é um material que os gatos são conhecidos por odiar.
  • Quando seu gato começa a mastigar um cabo elétrico, você deve tentar pulverizá-lo com um pouco de água e gritar “não!
  • Nunca bata ou se torne físico com seu gato ao treiná-lo para não mastigar os cordões elétricos em sua casa.