Gato com pele seca: Como tratar

Se seu gato tem a pele seca, há inúmeros tratamentos disponíveis que podem ajudar. É importante que você explore estas opções para que possa manter sua pele saudável.

A pele seca pode causar muita irritação, o que pode ser muito desconfortável para estes animais.

O que faz com que um gato tenha pele seca?

Há inúmeras coisas que podem fazer com que um gato tenha problemas com a pele seca, das quais você vai querer estar ciente.

  • Deficiência nutricional: É possível que seu gato tenha pele seca porque não está recebendo o suficiente de certas vitaminas essenciais e minerais essenciais.

    A falta de ácidos graxos ômega-3 em sua dieta também pode levar à pele seca.
  • Obesidade: Gatos que estão gravemente acima do peso também tendem a desenvolver problemas com a pele seca.

    Existem muitos outros problemas de saúde associados à obesidade em gatos, como diabetes e problemas renais.
  • Alguns shampoos: Existem certos shampoos que podem causar pele seca quando você usa em seu gato durante a hora do banho.

    É importante que você faça questão de procurar um shampoo que seja especificamente formulado para gatos. Pode demorar um pouco até que você encontre o certo.
  • Pulgas: Se seu gato tem pulgas, certas áreas de sua pele podem ficar muito secas e irritadas. É importante que você adquira uma pomada anti-pulgas ou um shampoo para tratar deste problema.

Como reconhecer a pele seca em seu gato

Também é importante que você saiba reconhecer a pele seca em seu gato. Quanto melhor você estiver reconhecendo isto, mais cedo você poderá começar a fornecer-lhes um tratamento eficaz.

A pele seca dos gatos normalmente se apresenta como flocos brancos que se assemelham à caspa. Você também pode notar que seu gato arranha certas áreas de seu corpo.

Gatos que têm uma pelagem com aspecto baço geralmente têm a pele seca, então você quer ter isso em mente também.

Tratamentos para pele seca em gatos

Como mencionamos acima, existem vários tratamentos diferentes que podem funcionar bem para combater a pele seca dos gatos.

Embora alguns desses métodos possam não funcionar com seu gato, é importante saber quais são suas opções.

1. Mantenha um umidificador ao lado de sua cama

Você também pode tentar manter um umidificador perto da cama do seu gato. Certifique-se de trocar a água do umidificador regularmente para que o ar permaneça limpo.

Existem muitos umidificadores diferentes no mercado, alguns melhores do que outros. Tome um tempo para encontrar um que ajude a evitar que a pele do seu gato seque.

2. Ofereça um banho adequado

Não é uma boa idéia banhar seu gato com muita frequência, pois isso pode secar sua pele. Você realmente só deve fazer isso quando notar sujeira ou algo mais no pêlo do seu gato.

Você pode, no entanto, escovar seu gato diariamente. Isto evitará que seu pêlo fique emaranhado tanto em cima como em baixo.

3. Conheça as suas alergias

Se seu gato tem alergias sazonais, você vai querer mantê-los dentro de casa durante os meses de primavera. Talvez você também precise dar-lhes um medicamento anti-histamínico de vez em quando.

Seu veterinário pode prescrever este tipo de medicamento, ou recomendar um que esteja disponível no balcão.

É importante ter em mente que os gatos podem ser alérgicos a muitas coisas diferentes, incluindo perfumes e colônias, assim como a certos tipos de alimentos.

Você vai querer tentar limitar ao máximo a exposição de seu amigo felino a tudo aquilo a que ele é alérgico.

4. Melhore a dieta de seu gato

Talvez seja necessário colocar seu gato em um tipo diferente de alimento. É possível que eles não estejam recebendo todos os nutrientes necessários para manter uma pelagem e uma pele saudáveis.

Certifique-se de que o alimento que você dá ao seu gato esteja carregado de proteínas boas.

Alguns gatos são mais picuinhas que outros, então pode ser complicado encontrar um alimento que eles amem imediatamente.

Tenha em mente que pode levar alguns dias para que seu gatinho se ajuste completamente ao seu novo alimento, portanto você deve ser paciente.

Observe todos os ingredientes de cada alimento antes de escolher um em particular.

Uma dieta inadequada é frequentemente a causa de problemas de pele seca com gatos, por isso vale definitivamente a pena tentar.

Você vai querer fazer a transição lenta de seu gato para o novo alimento de modo a não perturbar seu estômago.

5. Medicação para a pele seca do gato

Talvez seja necessário que você obtenha uma prescrição de medicamento de seu veterinário se a causa de sua pele seca for uma infeção fúngica ou bacteriana.

Existem muitos tipos diferentes de infeções que podem causar a pele seca. Se você notar qualquer escamação ou irritação na pele de seu gato, você deve levá-los ao veterinário imediatamente.

Se seu gato tem parasitas como carrapatos ou pulgas que se alimentam do exterior dos animais, há medicamentos que seu veterinário pode prescrever.

Embora existam certos remédios caseiros que você pode tentar, é melhor usar remédios prescritos.

Conclusão

  • Algumas das causas comuns de pele seca em gatos incluem a obesidade, alergias, deficiência nutricional e pulgas.
  • Se seu gato tem pele seca, você deve notar flocos brancos que se assemelham à caspa.
  • A pele seca severa pode causar escamação, vermelhidão e irritação que podem tornar seu gato muito desconfortável.
  • Tente colocar seu gato em uma nova dieta que lhe forneça muitos ácidos graxos ômega-3 e 6, assim como proteínas.
  • Se seu gato é alérgico ao pólen e poeiras, você vai querer mantê-los dentro de casa durante a maior parte, se não toda, a primavera.
  • Você pode tentar colocar um umidificador em qualquer lugar onde seu gato normalmente dorme.
  • Lembre-se de trocar a água do umidificador regularmente.
  • Certifique-se de não dar banho ao seu gato com mais frequência do que o necessário, pois esta é uma causa comum de pele seca entre estes animais.
  • Alguns medicamentos prescritos podem ser eficazes para combater a pele seca dos gatos.