Como alimentar um cachorro sem dentes

Os cachorros são uma espécie famosa por possuir seus dentes caninos. O objetivo dos dentes caninos é rasgar e agarrar a carne.

Sem estes dentes e outros dentes necessários para mastigar e esmagar a sua comida, é praticamente impossível consumo de alimentos.

Então, o que fazemos nesse caso?

Alimentamos o cachorro com dietas especiais. Este artigo é um guia completo para alimentar um cachorro sem dentes de forma simples e eficaz.

Mas antes de começarmos, é muito importante entender as razões subjacentes à perda de dentes.

Porque o cachorro perde os dentes?

Podem existir múltiplas razões por trás das quais um cachorro perde seus dentes. Vamos verificá-las para que você possa potencialmente melhorar a situação de seu cachorro.

  • A velhice, é o maior culpado por trás da perda de dentes. Cães que crescem até a velhice começam a perder seus dentes, especialmente porque não têm como manter os dentes fortes e saudáveis através da escovação.

    Neste caso, as únicas soluções são os procedimentos cirúrgicos para apertar as gengivas.
  • As doenças dentárias, são outra condição dominante nos cachorros. Você nem mesmo saberá que seu cachorro é afetado por uma doença dentária na maioria das situações.

    Portanto, é altamente recomendável levar seu cachorro para check-ups frequentes, incluindo os dentários.

    Se uma doença odontológica for diagnosticada precocemente, ela tornará a vida de seu cachorro muitas vezes mais fácil, sem mencionar que também porá um fim à perda dos dentes.
  • As lesões, são outro problema que pode fazer seu cachorro perder seus dentes.

    Mantenha-o sempre seguro e certifique-se de que não haja coisas prejudiciais na casa que possam representar uma ameaça para os dentes de seu cão.
  • A má nutrição, é um problema raro em cães de estimação, mas pode, no entanto, levar à perda de dentes.

    Para prevenir esta situação você deve certificar-se sempre de fornecer uma dieta balanceada e altamente nutritiva ao seu companheiro canino.

Agora, com isso fora do caminho, vamos ver o que você pode alimentar um cachorro sem dentes.

Como fazer comida para cão idoso?

1. Comida amolecida

Não se preocupe se seu cachorro não tiver dentes. Na verdade, você pode continuar alimentando-os com seus alimentos favoritos sem fazer sacrificios no apetite do seu pet.

Primeiro de tudo, você pode misturar água morna, caldo de galinha ou caldo de carne na refeição que seu cachorro já ama.

Deixe amolecer um pouco antes de servir, mas certifique-se de que não esteja muito frio, nem escaldando, sirva-o quente e agradável para seu cachorro.

Ao fazer esta mistura e deixa-la assentar por um tempo, a ração amolecerá. Depois você pode amassá-la ou até mesmo usar um bom processador para misturá-lo em uma refeição mais consistente.

2. Mantenha os alimentos que seu cachorro pode lamber

A lambida se tornará o segundo passatempo favorito de seu cachorro quando você cozinha em excelencia para ele.

Portanto, é sua responsabilidade certificar-se de que há muitas coisas boas para lamber.

Coloque blocos de queijo, creme, manteiga de amendoim, etc., dependendo do que eles gostam ao redor de sua área de alimentação.

3. Nutrição de base líquida

É maravilhoso como muitas coisas nutritivas podem ser simplesmente misturadas com água. Você também pode fazer smoothies nutritivos para seu cachorro.

Você deve considerar fazer de uma fonte de alimento à base de água uma parte permanente da dieta diária do cachorro.

Por exemplo, junto com uma tigela de água, mantenha uma tigela de caldo de carne que seu cachorro possa alcançar. Isso lhes dará a proteína necessária sem a necessidade de rasgar e mastigar.

4. Alimentos úmidos para cachorro idoso

Muitas marcas disponibilizam alimentos úmidos para cachorros sem dentes ou para cães que gostam deles. Isto pode ser um grande investimento e uma mudança de hábito para seu cachorro.

Por exemplo, muitos tipos de carne enlatada são macias e em purê. Estes funcionam de forma fantástica com cachorros sem dentes.

Além disso, produtos com pedaços menores de carne e produtos de carne misturados com molho são mais algumas opções que você pode escolher.

5. Preparar refeição para cachorro idoso

Se seu cachorro sem dentes não estiver atendendo às exigências nutricionais adequadas de seu corpo com as dicas acima mencionadas, é hora de você misturar tudo o que ele ama em uma única refeição definitiva para cães.

Escolha uma ou mais de cada categoria:

  • Base: arroz marrom cozido, arroz branco, molhos amigos do cachorro, etc.
  • Carnes: frango, carne moída, peru, etc.
  • Legumes: feijão verde, batata doce, cenoura, etc.

Agora, misture tudo em um processador de alimentos e adicione um pouco de água morna (você também pode adicionar óleo vegetal).

Você pode controlar a consistência aqui, então certifique-se de fazer ajustes em sua mistura final para alcançar a consistência mais eficaz para seu cachorro idoso sem dentes.

Coisas a considerar ao alimentar um cachorro sem dentes

A primeira coisa é garantir que o alimento não seja quente ou frio, a menos que seja absolutamente necessário ou se seu cachorro preferir assim.

Na seção anterior, a primeira alternativa que lhe dei foi misturar água quente com ração seca, mas servir enquanto estiver quente.

Isso faz duas coisas se você olhar com atenção. Em primeiro lugar, faz com que o alimento possa ser consumido por um cachorro sem dentes e, ao mesmo tempo, faz com que o alimento esteja quente.

Por quê? Você pode perguntar. Bem, as gengivas são mais sensíveis aos alimentos frios e demasiado quentes. Para evitar qualquer desconforto, mantenha a comida a uma temperatura quente mas agradável.

Se você tiver um cão com alguns dentes faltando, é muito importante mantê-los controlados quanto à sua saúde dental.

Para ter certeza de que seu cachorro está comendo saudavelmente, continue verificando seu peso. Se houver um pico ou uma queda, pode ser uma razão ou preocupação.

Conclusão

  • Você pode tentar servir exatamente a mesma ração que seu cachorro adora, mas com água morna, caldo de carne, ou caldo de galinha.
  • Você também deve pode liquidificar um pouco mais alimentos úmidos, por exemplo, enlatados, carne macia ou produtos com pequenos pedaços de carne que vêm com um pouco de molho.

    Estes pedaços podem ser triturados e mastigados somente com as gengivas.
  • Finalmente, se tudo o resto falhar, você pode fazer sua própria mistura de frango, vegetais, arroz, etc., tudo amassado em um processador com um pouco de óleo ou água!