Como os nossos animais não têm empregos, cabe-lhe a si decidir quando é que as suas doenças são suficientemente graves para exigirem visitas veterinárias.
O preço médio de uma visita veterinária para um cão algumas vezes pode sair bem caro.
Manter-se informado como dono de um animal de estimação é a melhor coisa que você pode fazer para poupar algum dinheiro. E adivinhe?
A razão mais comum para visitas veterinárias pelo mundo fora é… alergia à pele.
A comichão pode ser causada por fatores ambientais, alergias, pestes, dieta e mais.
É importante que os donos de cães saibam quais são todas as opções para que possam efetivamente aliviar o sofrimento dos membros da família que não podem defender-se por si mesmos.
Vamos examinar algumas das formas como a pele do seu cão pode ficar irritada, e como identificá-los.
Sintomas
O sintoma mais comum que deve alertar os donos de cães para um problema é a comichão excessiva.
A comichão pode ser localizada ou generalizada, mas se notar que o seu cachorro está a ficar com manchas vermelhas e a deixar a pele crua e dorida devido à comichão, é bem provável que haja um problema.
Também pode haver problemas se notar tosse ou dificuldade em respirar, resultando em ruídos de pieira.
Se os seus narizes estiverem demasiado corroídos ou se houver uma quantidade invulgar de corrimento proveniente dos seus olhos, poderá estar a sentir uma alergia.
Até mesmo morder os pés e lamber as patas são sinais de reacções alérgicas.
Mas o primeiro sinal de desconforto óbvio (e alérgico) é normalmente uma comichão persistente.
A maioria dos alergénios comuns para cães e as suas tagarelices
Os três principais alergénios mais comuns para cães são:
- Dermatite das pulgas
- Alimentos
- Ambiente
A maioria dos donos de animais de estimação sabe sobre os perigos das pulgas. Na verdade não são as pulgas em si que os cães são alérgicos – é a saliva das pulgas.
A comichão na base da cauda dos cães, mesmo perto dos seus cães-boxeiros, é uma indicação de que a comichão está relacionada com as pulgas, tal como a pele vermelha, inflamada e com crostas.
(Obviamente, se você notar as próprias pulgas, você deve ter uma idéia clara do que está acontecendo aqui.
As pulgas parecem-se a insectos castanhos-avermelhados. Não podem voar mas podem saltar até 1,80 m.
Claro que as alergias alimentares também se podem manifestar em problemas normais de barriga – se os cães não estão a comer a comida, é provável que estejam a sentir uma aversão a ela por uma razão ou outra.
Movimentos intestinais inconsistentes e vómitos frequentes são também sinais de alergias alimentares.
Finalmente, quando o seu cão é alérgico ao pólen, pó, mofo ou outros contágios ambientais sazonais, você poderá dizer porque:
- Eles só são afetados durante certas estações do ano
- Eles vão coçar e morder as patas e orelhas (como na comida), mas também os pulsos, tornozelos, focinheiras, axilas, virilhas e entre os dedos dos pés.
Como aliviar a comichão do seu cão
Se não consegue ir a um veterinário imediatamente quando notar um problema, há maneiras de mitigar o transtorno deles em casa.
Especialmente porque ao haver quebra de pele pode levar o que o seu cão fique vulnerável a infecções secundárias.
Por exemplo, se notar comichão e mordedura na base da cauda do seu cão, separe o pêlo com os seus dedos e tente detectar insectos de corpo plano a saltar para longe dos seus dedos.
Você também pode escovar o pêlo deles enquanto eles ficam em cima de uma toalha branca ou no chão para que você possa ver as pulgas pulando!
Se as pulgas são o culpado óbvio, dê ao seu cão um banho anti pulgas.
Você pode encontrar remédios na maioria das lojas e farmácias de animais. Se os sintomas apontarem para uma alergia alimentar, considere o tipo de proteína que está a alimentar o seu cão.
Carne bovina, glúten, galinha, ovos de galinha, produtos lácteos, soja e borrego são alergénios alimentares comuns.
Se a comida normal do seu cão contém algum desses ingredientes, pode valer a pena mudar para outra marca com ingredientes diferentes para ver se você nota um alívio nos sintomas.
Se as suas alergias parecem ser de natureza mais respiratória, ou estão a causar comichão na virilha, entre os dedos dos pés, pulsos ou tornozelos, e você acha que a causa pode ser ambiental, é aconselhado que o seu pet seja seguido por um profissional para que você possa resolver o problema da forma mais correta.