Como cortar os dentes do porquinho da índia?

Um porquinho da índia é um roedor e muitos pensam que sendo um roedor eles têm apenas dois incisivos inferiores e dois superiores, mas isso está completamente errado.

Uma porquinho da índia tem mais dentes do que você pensa. Eles têm vinte dentes dentro daquela pequena boquinha.

Neste artigo, você aprenderá sobre seus dentes, problemas dentários, como “cortar” e cuidar dos dentes do seu porquinho da índia.

Composição dentária do porquinho da índia

Um porquinho-da-índia tem:

  • Um par de pré-molares inferiores e superiores
  • Três pares de molares inferiores e superiores
  • Dois incisivos inferiores e dois superiores

Um porquinho da índia não tem dentes caninos, mas em vez disso, existe uma lacuna chamada Distema. É apenas um nome que foi dado para a lacuna entre dois dentes.

Como ter certeza de que seus dentes são saudáveis

Você deve garantir de que os dentes do seu porquinho da índia estão saudáveis, mas não há uma maneira real de saber, a menos que você os leve ao veterinário para um check-up.

Você pode olhar para eles e ver se você percebe algo anormal.

Você também pode observar seu porquinho da índia para ter certeza de que eles não estão mostrando sinais de angústia e que estão comendo bem.

Seus incisivos inferiores e superiores podem crescer até 1,5 centímetros de comprimento.

Se eles estão comendo e não parecem estressados, então seus dentes estão sendo desgastados naturalmente com sua comida. Isto é o que deveria estar acontecendo normalmente.

Desgastando naturalmente os dentes do porquinho da

Além de alimentar seu porquinho da índia com capim fresco e feno, eles precisam de alimentar-se com pellets comprimidos para ajudar a manter seus dentes desgastados de forma natural.

Eles também podem receber outras coisas para roer, como um galho de árvore que não tenha nenhum produto químico ou agrotóxico.

Você também pode usar madeiras duras como ácer, maçã ou carvalho.

Problemas dentários comuns com porquinhos da índia

1. Não comer

Um porquinho-da-índia pode desenvolver uma condição médica chamada anorexia. Em um porquinho, isso significa perda de apetite.

Se for um problema dentário, eles podem simplesmente parar de comer, o que pode causar outros problemas de saúde e deixá-los muito doentes.

2. Dentes demasiado alongados pelas raízes

Os dentes de um porquinho da índia estão continuamente crescendo; às vezes isto pode causar o alongamento das raízes dos dentes.

Isto pode causar má posição do maxilar e/ou dificultar imenso a mastigação.

Se forem nos dentes inferiores, você pode às vezes sentir pequenas saliências ao longo da linha inferior do maxilar, mas para os superiores, é necessário fazer um exame oral.

Se os seus olhos estiverem em frangalhos ou lacrimejamento, isto pode ser um sinal de que as raízes não estão crescendo corretamente.

Um porquinho da índia pode fazer um raio-x e se este problema estiver em estágios iniciais, será usada uma cinta para o queixo.

Este é um pedaço de material que é fixado ao redor da mandíbula com uma cinta de velcro.

3. Maloclusão

Estes são dentes que não se desgastaram adequadamente e estão excessivamente desenvolvidos.

Embora pareça que apenas os dentes da frente são afetados, isso pode ocorrer tanto nos dentes de trás quanto nos dentes da frente ao mesmo tempo.

Quando isto acontece e se torna pior, a capacidade de mastigar se deteriorará. Isto significa que seus dentes da frente não terão seu nível normal de desgaste.

Muitas vezes, os molares inferiores crescerão em direção a sua língua. Os molares superiores crescerão para fora, em direção às bochechas.

Esses tipos de dentes podem causar lesões, feridas e infecções na boca. Os dentes supercrescidos impedirão que um porquinho da índia mastigue e se alimente, resultando em perda de peso.

Alguns dos sintomas deste problema dentário incluem:

  • Não comer ou apanhar seus alimentos
  • Perda de peso
  • A boca do porquinho da índia está ligeiramente aberta
  • Descarga de seu nariz ou olhos
  • Pelos molhados ao redor da boca e debaixo do queixo
  • Pequenos pedaços de alimentos que caem da boca
  • Mastigando em apenas um dos lados da boca
  • Deixar cair os alimentos depois que os pegam

Após um exame e uma radiografia, o veterinário colocará o porquinho da índia sob anestesia e cuidará do molar afetado.

Ele também vai limar os dentes da frente. Se o problema for muito avançado, o porquinho pode precisar de trabalho um dentário a cada poucas semanas até que o problema seja resolvido.

4. Dentes caídos ou quebrados

Os porquinhos da índia às vezes gostam de mastigar sua gaiola e, se o fizerem com muita força, podem quebrar um dente.

Deve-se verificar cuidadosamente seus dentes regularmente para ter certeza de que eles estão bem.

Se você vir algum dente danificado ou quebrado, você precisará de levar seu porquinho da índia ao veterinário para que seus dentes sejam limados ou aparados de modo que fiquem iguais novamente.

O interior da boca dos porquinhos da índia pode ser danificado ou perfurado pelas bordas serrilhadas ou afiadas de seus dentes.

Às vezes, eles perdem os dentes ou depois quebram-nos devido à falta de vitamina C ou de uma dieta inadequada.

Isso também pode acontecer devido a algum acidente ou ferimento.

Quando uma porquinho da índia é saudável, muitas vezes o dente volta a crescer, mas você precisa monitorá-lo para ter certeza de que ele está bem.

Se você notar que um dente rompeu perto da raiz ou que há um buraco sangrento onde ele caiu, use uma seringa cheia de água salgada para enxaguar o dente.

Para fazer a água salgada, adicione uma colher de chá de sal a um litro de água morna. Você precisa manter o buraco limpo para evitar uma infeção.

5. Esporal Molar

Estes são pontos afiados que se formam nos molares e podem danificar a bochecha e a língua das cobaias.

Este é um problema comum em muitos porquinhos da índia, se o detetar tem de levar o seu porquinho ao veterinário.

Conclusão

  • Se a boca do seu porquinho está constantemente aberta com dentes muito grandes, enraizados e crescendo continuamente, você tem de levar ao veterinário.
  • Para ajudar a combater isso, você precisa ter certeza de que tem a dieta correta para que seu porquinho da índia possa mastigar e roer para manter seus dentes no comprimento certo.
  • Para o bem-estar geral dele, você deve certificar-se de que ele tenha dentes saudáveis.
  • Os porqinhos da índia são muito suscetíveis a doenças dos dentes e na boca tal como abcessos, acúmulo de placa bacteriana e infeções bacterianas.
  • Um porquinho da índia precisa ter uma dieta rica em fibras, de baixa caloria, com muita grama fresca todos os dias e feno de alta qualidade.