Como gato se comunica com outro gato?

Na verdade, os gatos têm inúmeras maneiras de se comunicar uns com os outros. Quanto mais você aprender sobre isso, melhor entenderá seus amigos felinos.

Existem todos os tipos de métodos que estes animais utilizam para comunicar uma variedade de coisas no dia-a-dia. Este artigo pode lhe dar uma nova apreciação para seus animais de estimação.

1. Vocalizando

Grande parte da comunicação entre seus gatos é realizada com uma variedade de vocalizações. Estes animais são capazes de dizer muita coisa com um ruído aparentemente simples.

2. Sibilando

Se seus gatos não estão se entendendo, você pode ouvi-los sibilando ou rosnando um para o outro. Estas são duas vocalizações comuns que indicam uma agressão extrema.

É possível que um de seus gatos tenha feito algo que o outro não gostou. Muitas vezes é difícil dizer o que desencadeia esses animais.

3. Ronronando

Os gatos também miam ou ronronam uns aos outros, o que é um sinal de afeto. Isto significa que seus gatos estão muito à vontade uns com os outros, o que é um bom sinal.

Às vezes os gatos se enrolam uns com os outros e emitem um suave ronronar. Isto indica que eles são confortáveis e aconchegantes.

4. Trinando

Estes animais também fazem às vezes um som de trina, que é um barulho de pitch alto que é usado para cumprimentar uns aos outros.

Se você pegar seu gato trinando em outro felino em casa, isso significa que eles se sentem confortáveis com o parceiro por perto.

Na verdade, há uma boa chance de que eles sejam realmente amigos. A trina indica um relaxamento e uma sensação de segurança.

5. Linguagem corporal

Seu gato pode comunicar uma quantidade surpreendente sem nunca fazer um som. Você será capaz de aprender muito estudando a linguagem corporal de seu gato quando ele estiver perto de outros gatos.

6. Cauda

Quando você vê a cauda de seu gato ficar erecta quando ele vê outro gato, significa que eles gostam deles. Se sua cauda começa a se mover de um lado para o outro, eles estão exibindo uma clara agressão.

O último movimento da cauda indica que há algum tipo de tensão entre seus animais de estimação, o que pode levar a uma briga bastante desagradável.

Se você vir a cauda de seu gato ir entre suas pernas na presença de outro gato, isso provavelmente significa que ele está sendo submisso.

Neste caso, o outro gato é o alfa ou dominante. Este é um comportamento perfeitamente normal e nada com que se preocupar.

Na verdade, pode haver grandes problemas entre seus gatos se um deles se recusar a ser submisso. Isto inevitavelmente leva a uma luta de poder, que pode se tornar violenta.

Quando seu gato se levanta ao mesmo tempo nas costas e na cauda enquanto está perto de outro gato, uma briga pode irromper a qualquer momento.

Este é um sinal de que seu gato está se preparando para atacar, o que pode ter resultados desastrosos.

7. Expondo a barriga

Se seu gato expuser sua barriga a outro gato em casa, isso pode significar que eles se sentem confortáveis com eles.

Esta é uma clara demonstração de vulnerabilidade, o que significa que o gato não está preocupado em ser atacado.

Um gato que expõe sua barriga a outro também pode ser uma demonstração de submissão.

Pode ser sua forma de reconhecer que o outro gato é o responsável. Há inúmeras maneiras de os gatos mostrarem que são submissos, e esta é apenas uma delas.

8. Olhar

Quando um gato olha outro gato nos olhos e pisca imediatamente depois, é sua maneira de aceitar a atenção deles. Isto significa que eles se sentem confortáveis em sua presença.

Se seu gato olha outro gato sem piscar, isso pode indicar uma agressão. Se você perceber isso acontecendo, você vai querer ficar de olho em ambos.

Olhar para longe de outro gato pode ser um sinal de que eles os temem, especialmente se lambem os lábios. Isto indica ansiedade, e também é algo que você deve vigiar de perto.

Isso pode significar que seu gato não se sente confortável perto deles por alguma razão.

Os ouvidos de um gato também podem ser bastante reveladores quando se trata de se comunicar com outros felinos.

Se as orelhas de um gato estão presas para trás, isso provavelmente significa que ele está ansioso ou se sente agressivo.

9. Olfato

Os gatos liberam feromônios que os ajudam a se comunicar com outros de sua própria espécie. Estas feromonas são emitidas quando um gato urina para marcar seu território.

Isto é basicamente seu animal de estimação dizendo aos outros gatos que este é o domínio deles. É também uma maneira eficaz de estabelecer seu domínio.

Há inúmeras partes do corpo de seu gato que contêm glândulas olfativas, incluindo lábios, flancos, cauda, testa e bochechas.

Dependendo de onde estas feromonas são emitidas, elas podem comunicar uma variedade de coisas.

Quando você vê seu gato coçando algum objeto inanimado, eles estão na verdade marcando sua reivindicação a ele.

Isto é algo que os gatos tendem a fazer muito quando há outros felinos na casa. Outra maneira de os gatos se comunicarem com a linguagem corporal é esfregando-se uns contra os outros.

Isto é um claro sinal de afeto, e indica que eles são os melhores amigos.

Conclusão

  • Sibilar é um tipo de vocalização felina que quase sempre tem uma conotação agressiva.
  • Se seu gato ronronar na presença de outro gato, isso significa que ele se sente confortável com ele.
  • Os gatos muitas vezes fazem um som trinado quando se vêem uns aos outros. Esta é outra indicação de que eles são amigos.
  • Uma cauda endireitada é um sinal de que seu gato gosta do outro felino.
  • Quando a cauda de seu gato começa a se mover de um lado para o outro, eles podem estar exibindo um comportamento agressivo.
  • Expor a barriga significa que eles se sentem à vontade ao redor do outro gato. Também pode ser uma exibição de submissão.
  • Se seu gato olha para outro gato e depois pisca, eles provavelmente gostam deles. Se eles olham para eles sem piscar, a agressão está no ar.
  • Os gatos também se comunicam emitindo feromônios de várias glândulas por todo o corpo.