Como manter um gato fora do quarto com sucesso

Os gatos são criaturas curiosas por natureza, portanto mantê-los fora de uma certa divisão pode ser um desafio. Existem, no entanto, múltiplas maneiras de fazer isso que podem funcionar bastante bem.

Mantendo gato fora da divisão com sucesso

1. Reforço negativo

Usar reforços negativos para manter um gato fora de uma sala pode funcionar bem, mas você tem que ter cuidado. A última coisa que você quer fazer é causar ao seu animal qualquer estresse desnecessário.

Alguns métodos seguros e humanos de reforço negativo incluem:

  • Repelente de spray: Há vários repelentes líquidos em spray que você pode usar para desencorajar seu gato de um comportamento específico.

    Use o spray toda vez que seu gato entrar na sala que você está tentando mantê-lo fora. O spray não causará nenhum dano a seu gato – é apenas muito desagradável para seu forte olfato.

    Você também pode aplicar o spray na porta ou ao redor da moldura para dissuadi-los de entrar.
  • Garrafa de água: Um bom e velho frasco de spray cheio de água também pode ser muito eficaz no treinamento de um gato para não entrar em uma sala específica.

    Basta dar ao seu gato um par de esguichos sempre que ele fizer isso. Isto pode ser um problema se seu gato realmente gosta de água, como alguns destes animais fazem.

    Você também pode tentar misturar um pouco de vinagre e suco de limão para usar como um eficaz dissuasor de spray.
  • Dispositivo repelente eletrônico: Você também pode comprar dispositivos eletrônicos que emitem um guincho de alto nível quando os sensores de movimento são acionados.

    Isto pode ser suficiente para impedir a entrada de seu gato. Pode levar algumas vezes para que eles aprendam, mas este método tem o potencial de fazer maravilhas.

    As ondas invisíveis ultra-sônicas que estes dispositivos emitem devem ser suficientes para manter seu gato afastado.
  • Faça algum barulho: Apenas fazer alguns ruídos estrondosos cada vez que seu gato entra na sala poderia mantê-lo afastado.

    Muitos gatos são sensíveis a certos ruídos estrondosos. Você poderia tentar bater alguns talheres de prata contra um pote de metal.

2. Seja consistente

Se você estiver usando qualquer um dos métodos listados acima, você precisa ser consistente. Caso contrário, seu animal de estimação nunca fará o que você deseja.

Você também não pode hesitar ao aplicar esta punição. Você quer dar o reforço negativo assim que eles entrarem na sala. Esperar até mesmo alguns segundos pode prejudicar seriamente seus esforços.

3. Seja paciente

Quando você estiver tentando fazer com que seu gato fique fora de um determinado quarto, você terá que ser paciente. Isto provavelmente exigirá algum tempo para que seu gato se apodere.

Você também nunca quer bater ou gritar com seu gato enquanto tenta fazer isso.

Mesmo os gatos mais inteligentes podem levar algum tempo para pegar certas coisas que você está tentando atravessar com eles.

Se parecer que está demorando muito tempo, você pode sempre tentar usar um método diferente. Nem todos os gatos respondem aos mesmos métodos quando se trata deste tipo de treinamento.

4. Reforço positivo

O fato é que o reforço positivo também pode ser incrivelmente eficaz ao treinar seu gato para comportar-se de uma determinada maneira.

Você deve considerar dar um mimo ao seu gato toda vez que ele ficar fora da sala. É importante que você faça isso imediatamente para que eles saibam pelo que estão sendo recompensados.

5. Tornar outras áreas da casa divertidas para ele

Uma das melhores maneiras de desencorajar seu gato de ir em uma determinada sala é tornar outras áreas mais divertidas para eles.

Isto pode significar conseguir um intrincado posto de arranhar para que eles saltem, ou apenas alguns pequenos brinquedos novos para brincar.

Quanto mais sedutor você fizer outras partes da casa, menos provável será que eles entrem naquele cômodo em particular.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem com os gatos é não mantê-los entretidos. Seu felino precisa ter muitas maneiras de se manter ocupado em casa.

6. Brinque mais com ele

Às vezes, só brincando com seu gato um pouco mais cada dia, pode impedi-los de vaguear por lugares que você não quer que eles vão. É muito importante que você brinque com eles diariamente para evitar o tédio.

7. Retire os esconderijos

Muitos gatos não gostam de passar muito tempo em uma sala onde não há nenhum lugar para se esconder.

Portanto, você vai querer passar pelo quarto e remover qualquer coisa que seu gato possa enroscar dentro ou esconder.

8. Distraia seu gato

Outra boa maneira de impedir que seu gato entre em uma sala específica é distraí-lo cada vez que ele tenta entrar lá.

Você pode jogar um brinquedo que eles realmente gostam longe dessa sala. Embora eles possam voltar logo, há uma boa chance de que eles desfrutem de seu brinquedo em uma área diferente.

Conclusão

  • O reforço negativo pode funcionar muito bem, mas você nunca deve bater ou gritar com seu gato.
  • Tente tornar outra área da casa mais atraente para que eles passem tempo dentro.
  • Certifique-se de que seu gato tenha muitos brinquedos divertidos para brincar, para que seja menos provável que eles vagueiem.
  • Distraia seu gato com um brinquedo quando ele entrar na sala que está fora dos limites.
  • Pulverize seu gato com água ou uma combinação de vinagre e suco de limão.
  • Você sempre quer recompensar seu gato quando ele fica fora da sala dando-lhe um delicioso deleite.
  • Não deixe nenhum recanto tapado para que seu gato se esconda no quarto do qual você quer que ele fique fora.
  • Você precisará ser paciente enquanto seu gato aprende a não ir para o quarto.
  • Seja consistente em seus esforços para obter os melhores resultados.