Faz mal o gato comer insetos?

Os gatos comerão todo tipo de coisas, mas nem todas elas são saudáveis ou seguras para eles.

É importante que você seja capaz de diferenciar estas coisas para o bem-estar de seu animal de estimação.

Estes animais perseguem todos os tipos de insetos, mas nem todos eles são seguros para o gato comer.

Por que meu gato caça insetos?

Os gatos tendem a perseguir os insetos apenas por causa de seus instintos naturais de caça. Quando estes animais vêm os insetos se movendo no chão, eles querem pegá-los.

Este é um instinto perfeitamente normal, e pode até ser útil para seus donos. Afinal, quem gosta de ter insetos em sua casa?

Certos insetos podem fornecer ao seu gato uma boa quantidade de proteína, que eles precisam para se manterem saudáveis como um todo.

Os gatos precisam de uma quantidade muito grande de proteína regularmente para sobreviver. Os gatos selvagens obtêm isto de uma variedade de animais, desde ratos até diferentes répteis.

É muito provável que seu gato ache que perseguir e comer insetos também seja muito divertido. Estes animais precisam de muita estimulação mental e física regularmente.

Esta é apenas uma das maneiras pelas quais estes animais conseguem atender às suas necessidades.

Que insetos são perigosos para um gato comer?

Existem certos insetos que não são seguros para um gato ingerir. Estas informações o ajudarão a manter seu amado amigo felino seguro e saudável.

Aranhas venenosas

Existem certas aranhas venenosas que podem representar uma ameaça real para os gatos. Aranhas que sejam altamente venenosas podem causar alguns danos sérios ao gato doméstico comum.

Elas podem prejudicar seu gatinho ao ser mordido ou simplesmente causando uma reação tóxica se elas forem consumidas.

Insetos com ferrão

A maioria dos insetos que picam, incluindo vespas e abelhas, não são particularmente bons para o gato consumir. Estes insetos podem produzir uma reação alérgica em seu gatinho que pode ser fatal.

Você deve procurar sinais de tal reação em seu gato, incluindo inchaço do rosto e dificuldade para respirar. Se você notar qualquer um destes sinais, você deve consultar um veterinário imediatamente.

Centopeias

Uma centopeia grande pode ser prejudicial ao seu gato. Estes insetos podem ser extremamente venenosos, o que não é uma coisa boa para os gatos.

Embora uma reação tóxica fatal seja bastante incomum, ela ainda é uma possibilidade. Você deve tentar evitar que seu gato coma esses insetos.

Escorpiões

Quando você notar seu gato batendo suas patas em um escorpião, você deve afastá-lo imediatamente deste inseto. Seu gato pode enfrentar sérios problemas de saúde se for picado pelo escorpião.

Alguns destes insetos são mais venenosos do que outros, mas todos eles podem causar muitos danos ao gato doméstico comum.

Perigos do gato comer insetos

Há uma série de perigos específicos que vêm com o fato de permitir que seu gato coma certos insetos. É importante que você esteja ciente desses riscos se você tiver um gato em casa.

Parasitas

É sempre possível que seu gato possa contrair certos parasitas dos insetos que ele come. Isto pode incluir vermes que vivem nos intestinos, o que pode ser muito prejudicial, para dizer o mínimo.

Alguns sinais óbvios de uma infeção parasitária em gatos incluem vômitos, diarreia, perda de apetite e fezes sangrentas.

Reação tóxica

Se seu gato come um inseto que é extremamente venenoso, ele pode ter uma reação tóxica severa.

A gravidade da reação depende em grande parte do inseto em questão, bem como da idade do gato.

Filhotes e gatos muito mais velhos correm maior risco de morrer devido a este tipo de reação causar enfraquecimento do sistema imunológico.

Quanto mais potente for o veneno do inseto, mais provável é que seu animal de estimação fique muito doente por comê-lo.

Doenças

Os gatos que comem carrapatos podem desenvolver a doença de Lyme, que pode ser muito grave se não for tratada logo.

Esta doença em particular é muito perigosa tanto para humanos quanto para animais.

Se você deixar seu gato sair de casa, esta é uma grande preocupação. Seu gato pode ingerir um desses insetos acidentalmente ou de propósito.

Mordidelas

Estes animais podem ser mordidos e picados por todo tipo de insetos, dentro ou por fora de casa. Estes ataques podem ferir muito seu gatinho, mas nem sempre são sérios.

Um gato que é mordido por um bicho dentro de sua boca pode sentir muita dor em um período de tempo muito curto.

Devo deixar meu gato comer insetos?

Embora os gatos possam definitivamente servir como exterminadores eficazes, você precisará ficar de olho em quais insetos eles consomem.

Isto faz uma enorme diferença quando se trata do tipo de reação que eles vão ter.

O fato é que existem certos insetos que representam mais uma ameaça à saúde de seu gatinho do que outros.

Você nunca deve deixar seu gato comer qualquer inseto conhecido por ser muito venenoso. Isto aumenta as chances de uma reação adversa.

Conclusão

  • A maioria dos gatos persegue insetos devido a seu instinto natural de caça, embora seja provável que eles também se divirtam muito com isso.
  • Um gato pode ser um exterminador eficaz (e livre) em sua casa, mas certos insetos representam mais perigo para ele do que outros.
  • Você vai querer ficar de olho em seu animal de estimação sempre que ele estiver perseguindo um inseto em sua casa.
  • Insetos que são muito venenosos, como a aranha e escorpiões, podem na verdade ser fatais para seu gato se ingeridos.
  • Há também a possibilidade de que seu gato possa pegar uma infeção parasitária dos insetos que ele come, tais como vermes estomacais.
  • Se você deixar seu gato lá fora, você precisará procurar por sinais comuns de doença diariamente. Isso inclui vômitos, diarreia, falta de apetite e letargia.
  • Tente evitar que seu gato coma quaisquer insetos que mordem ou picam também.