Saber que comportamentos dos gatos são normais é a chave para reconhecer quaisquer problemas de comportamento ou mudanças no seu felino de estimação.
Quando souber quais os comportamentos que deve esperar ver no seu gato, será mais capaz de identificar quaisquer alterações que possam ser causa de alarme.
Mudanças de comportamento agressivo
Alguns gatos têm uma propulsão predadora mais forte e agirão agressivamente em relação a brinquedos, crianças, outros animais de estimação, ou mesmo a si.
Este comportamento agressivo é uma coisa natural e muitas vezes normal para um gato impulsionado por caçar as suas presas, se não tiver outra saída para caçar e apanhar.
Mas se um gato que normalmente não tem sido agressivo de repente começar a ter um comportamento agressivo, então isto é motivo de preocupação.
Um gato que normalmente não é predador e que está a silvar, a bater, a morder e a ser globalmente agressivo para com outros animais de estimação e/ou pessoas está provavelmente a tentar dizer-lhe algo.
A dor e o medo são muitas vezes as razões para um gato ter uma mudança de comportamento que resulta em agressão.
Os eventos que podem causar medo a um gato incluem visitas veterinárias negativas ou a instalações de alojamento, novos animais no lar ou visíveis no exterior, encontros negativos com pessoas, novos cheiros em si ou nos pertences do seu gato, e muito mais.
A dor pode ser provocada por uma cirurgia recente, por um acidente indutor de trauma, como uma cauda a ficar presa numa porta, por cirurgias antigas, como decapitações ou outras amputações, doenças dentárias, ou moléstias.
Resolver o comportamento agressivo pode significar encontrar e eliminar a causa da dor ou do medo, usar medicamentos e suplementos comportamentais, e tranquilizar o seu gato.
Disciplina não é a solução para o comportamento agressivo em gatos.
Mudanças de comportamento alimentar
Os gatos são criaturas de hábitos. Eles aprenderão rapidamente quando é a hora da refeição se você os alimentar, ou que existe sempre comida disponível caso opte por deixar uma tigela de fora.
Se a velocidade de alimentação do seu gato ou a quantidade de comida consumida muda drasticamente, isso pode ser uma indicação de um problema.
Se o seu gato está comendo mais comida do que costumava e não está ganhando peso, pode ponderar perguntar ao seu veterinário sobre hipertireoidismo.
Este é um problema comum de tiróide em gatos mais velhos e isso fará com que o seu gato nunca se sinta cheio, mas também evitará que eles ganhem peso.
Pessoas com gatos que sofrem de hipertiroide não tratados muitas vezes descrevem o apetite do gato como esfomeado e que eles tentarão comer qualquer coisa mesmo que não lhes seja oferecida.
Se seu gato começar a comer menos ou parar de comer por completo, é uma boa indicação de que ele não está se sentindo bem, tem doença dentária, ou está estressado.
É claro que alguns gatos são simplesmente picuinhas e preferem certos sabores de comida, mas se seu gato não está comendo e também está vomitando, letárgico e/ou perdendo peso, você deve pedir ao seu veterinário para verificá-los.
As bolas de pêlo podem funcionar fora do corpo, mas às vezes elas, e outros itens, ficam presas no trato gastrointestinal, e podem causar problemas digestivos, tumores e outras doenças que podem fazer com que o gato pare de comer.
Mudanças de comportamento nas brincadeiras
Alguns gatos são naturalmente mais brincalhões do que outros e, tal como as pessoas, têm personalidades individuais.
Mas quando um gato regularmente brincalhão não quer brincar como costumava brincar, pode ser motivo de preocupação.
Um gato que não se sente bem ou que está a sofrer pode não querer saltar e perseguir brinquedos.
Uma visita veterinária poderá ser necessária se o seu gato não regressar a um gato brincalhão normal ao fim de alguns dias.
Mudanças de comportamento ao isolar-se
Gatos que não se sentem bem ou assustados são susceptíveis de se esconderem e algumas pessoas até acham que um gato que desaparece espontaneamente pode sentir que o fim da sua vida está próximo.
Mas o medo é geralmente a força motriz por detrás do porquê de um gato se esconder, e muitas vezes segue-se a um acontecimento stressante ou traumático.
Visitas veterinárias, pessoas que visitam a casa do seu gato a que não estão habituadas, uma mudança na sua agenda, e novos animais de estimação podem fazer com que o seu gato se esconda.
Se a ocultação for devida a um evento, então o seu gato deve voltar ao normal após alguns dias, mas se for devido a uma doença ou dor, podem precisar de ser examinados pelo veterinário.
Suplementos nutricionais e feromonas podem ajudar com o stress e o medo, mas podem ser necessários medicamentos para tratar uma doença ou dor.
Mudanças de comportamento na utilização da caixa de areia
Possivelmente a razão número um para que os gatos sejam abandonados, eutanizados e abandonados é um problema de comportamento ao utilizarem a sua caixa de areia.
As mudanças de comportamento na urinação e hábitos de defecação do seu gato estão mais frequentemente relacionadas com stress, medo, ou uma falta de opções apropriadas, como uma caixa de areia limpa.
Alguns gatos optam subitamente por defecar e/ou urinar fora da sua caixa e este comportamento é o seu gato a tentar dizer-lhe algo.
Podem não gostar do tamanho da caixa, do tipo de cama, de quão suja está a areia, do posicionamento da caixa, ou do número de possibilidades que têm de caixas de areia.
Podem também estar a tentar dizer-lhe que não se sentem bem e que têm uma infeção do trato urinário ou dor causada por um problema do trato digestivo.
As razões médicas para a mudança de comportamento no que toca à sua rotina no “wc” devem ser sempre descartadas antes de se resolverem quaisquer problemas ambientais.
Muitas outras coisas podem causar mudanças de comportamento no “wc” e mesmo os peritos não compreendem completamente todas as razões por detrás delas.
Mas se notar tufos anormalmente grandes na caixa de areia, manchas de sangue, ou se o seu gato estiver a fazer esforço, a chorar, ou a eliminar fora da caixa de areia, não deve hesitar em trazê-los para o veterinário.
Os gatos machos podem tornar-se incapazes de urinar e isto cria um problema que ameaça a vida num curto espaço de tempo.
Mudanças de comportamento ao se coçar
Coçar-se é um comportamento normal do gato, mas se o seu gato de repente começar a coçar mais, especialmente num ponto em particular, pode ser uma indicação de que eles estão stressados.
Os suplementos nutricionais concebidos para relaxar o seu gato sem o sedar, bem como as feromonas, podem ajudar a baixar o nível de stress do seu gato.
Caso contrário, pense em quaisquer mudanças no ambiente que possam ter afetado negativamente o seu gato e faça o seu melhor para as corrigir.
O coçar é uma forma de marcação e deixa o cheiro de um gato sobre o item. A vontade de coçar e marcar é natural, mas se um gato for stressado, será exacerbado.
Mudanças de comportamento no sono
Os gatos que não se sentem bem podem dormir mais do que o habitual.
Existe, é claro, a simples possibilidade do seu gato ser apenas preguiçoso e/ou ter excesso de peso, mas se um gato começar a dormir mais do que costumava, deve marcar uma visita ao seu veterinário.
Mudanças de comportamento nos cuidados pessoais
O asseio é uma coisa natural que os gatos fazem. Eles normalmente cuidam-se a si mesmos e aos outros quando estão relaxados ou sentem como se o pelo deles estivesse de alguma forma bagunçado.
Os gatos que param de se cuidar ou têm uma grande diminuição do autocuidado são frequentemente doentes e devem ser examinados por um veterinário.
Às vezes os gatos que estão ganhando peso são incapazes de alcançar certas áreas do corpo, por isso eles não conseguem cuidar-se. Isto pode ser corrigido encorajando o seu gato a perder o peso extra.
As articulações e músculos doridos são também um fator que contribui para a diminuição dos seus autocuidados de limpeza.
Os gatos que têm osteoartrose ou lesões podem não ser capazes de alcançar certas áreas para o seu asseio que costumavam ser capazes de alcançar.
Mudanças de comportamento na vocalização
Os gatos têm muitas vocalizações e razões para fazê-las.
Chorar e uivar são indicações de angústia, confusão, medo ou dor e se o seu gato está fazendo esses ruídos, normalmente há algo errado.
Se o seu gato começa a vocalizar mais à noite, pode ser devido a disfunção cognitiva.
Se eles começam a vocalizar assobiando ou rosnando, é mais provável que seja devido a dor ou medo.
Avalie a situação e pense sobre quais mudanças podem estar causando as vocalizações.
Se você não conseguir pensar em nenhuma razão para os ruídos repentinos que o seu gato está fazendo, considere agendar uma visita com o veterinário para ver se existe alguma razão médica causando aflição no seu gato.
Alguns gatos irão vocalizar antes de vomitar uma bola de pêlo, na hora da refeição, durante outras atividades regulares ou não, mas a mudança nas vocalizações, não necessariamente a regularidade, é o que deve ser monitorizado.