O que dar para cadela comer depois do parto?

Após o parto de uma cadela mãe, você precisará dar a ela alguns cuidados extras.

Especificamente, ela precisará ser alimentada e hidratada adequadamente a fim de garantir que ela e seus filhotes permaneçam saudáveis.

Para que a mãe possa produzir leite de alta qualidade suficiente para alimentar seus filhotes, ela precisará de alimento de alta qualidade que inclua grandes quantidades de proteínas, gorduras e cálcio.

Além disso, ela precisará de acesso a mais água do que o normal para alimentar seus filhotes.

o que dar para cadela comer depois do parto

Assim sendo, o que dar para cadela comer depois do parto?

Sendo de uma importância crucial, ser bem alimetada nesta fase tão especial e delicada da vida da sua cadela, abaixo listaremos quais melhores alimentos, assim como cuidados básicos e importantes que farão toda a diferença tanto para a sua cadela como para os seus filhotes.

Quanto tempo depois do parto a cadela pode comer?

A maioria dos cães-mãe perde o apetite pouco antes do parto, então eles estão prontos para uma refeição logo após o parto.

Tal como no pré parto, a sua cadela deverá ter recebido alimento extra durante a gravidez, ela continuará a precisar de nutrição extra enquanto estiver amamentando.

Uma vez que você tenha limpo a caixa de parto e sua fêmea esteja acomodada confortavelmente com seus filhotes, ela estará pronta para comer.

Alimentação e hidratação de um cão após o parto

Segue abaixo lista de cuidados a ter logo após sua cadela ter dado à luz:

1. Traga comida para a cadela mãe

Coloque a comida perto da cadela para que ela não tenha que deixar os filhotes para comer.

Muitas novas mães não querem deixar seus filhotes para comer, então elas se abstêm de comer por muito tempo após o parto.

No entanto, você pode permitir que seu cão espere um pouco para comer.

A maioria dos cães que dão à luz esperam algumas horas para comer. Eles precisam descansar e se recuperar um pouco do parto antes de tentar comer.

2. Dê alimentos altamente palatáveis

Se sua cadela mãe hesita em comer comida para cães logo após o nascimento dos filhotes, você pode optar por dar-lhe alimentos de alto teor calórico, aos quais não consegue resistir.

Isto pode ser um mimo específico que você sabe que ele adora ou adicionar uma gema de ovo ou banha ao seu alimento norma.

Para tornar os alimentos ainda mais palatáveis, tente molhá-los em caldo de galinha e colocá-los em microondas para que fiquem quentes.

3. Forneça líquidos imediatamente

Um cão que tenha dado à luz terá perdido muitos líquidos durante esse processo.

Por causa disso, você quer que ela beba um pouco de água o mais rápido possível após o parto.

Isto ajudará a evitar a desidratação. Se ela não quiser beber água simples, tente dar a ela um pouco de caldo de galinha para beber. Isto pode ser mais sedutor para o cão do que a água.

4. Alimente a cadela mãe com mais alimento do que o normal

Um cão que deu à luz e está amamentando seus filhotes precisará comer mais comida do que normalmente comeria.

Na verdade, a maioria dos cães deve ser alimentada duas vezes mais do que o normal após darem à luz. Se você não lhe der comida suficiente, ela não será capaz de se recuperar do parto e alimentar seus bebês.

Estes alimentos devem ser fornecidos em pequenas refeições ao longo do dia, ao invés de apenas algumas refeições grandes. Isto ajudará seu cão a digerir a comida mais facilmente.

Saiba mais: Uma cadela pode engravidar no primeiro cio?

Alimentando e hidratando um cão que está cuidando de filhotes de cachorro

Após os cuidados imediatos ao parto, existe uma série de precauções no que concerne à alimentação de um cão que está amamentando e cuidando dos seus filhotes.

1. Transição da cadela mãe para o alimento para filhotes de cachorro

Os alimentos para filhotes são ricos em calorias e são altamente digeríveis. Isto significa que a mãe pode absorver rapidamente os nutrientes do alimento.

Alimentar a mãe com ração para cachorro também assegura que os filhotes que ela está alimentando recebam a nutrição adequada.

Alimente a cadela mãe com a quantidade de alimento sugerida na embalagem do alimento para cachorro, mas certifique-se de dar várias refeições ao longo do dia ou simplesmente deixe o cão comer o alimento de forma constante.

A fim de evitar problemas de estômago, misture o alimento para cachorro com o alimento normal do cão durante os primeiros 3-4 dias. Isto ajudará a mãe do cão a se ajustar gradualmente à comida do cachorro.

2. Certifique-se de que a cadela mãe está bebendo muita água

Um cão que está amamentando precisa beber muito líquido para poder produzir leite suficiente. Certifique-se de que a cadela mãe tenha acesso constante à água enquanto está amamentando suas crias.

Você deve estar particularmente vigilante quanto ao monitoramento da quantidade de água que seu cão está bebendo, se ele estiver sendo alimentado com uma dieta seca.

3. Aumente a quantidade que você alimenta a cadela mãe por várias semanas

Sua cadela precisará aumentar a quantidade de leite que produz ao longo de várias semanas após o parto. Ele estará no pico de produção de leite cerca de três semanas após o parto.

Neste ponto, ela também precisará comer até quatro vezes mais alimentos do que antes da gravidez.

Esta comida deve ser distribuída em pelo menos quatro refeições ao longo do dia. Isto a ajudará a digerir esta maior quantidade de alimentos.

4. Controle o peso da cadela mãe

Uma cadela mãe que está amamentando filhotes corre o risco de perder muito peso.

Se ela não estiver ingerindo calorias suficientes para acompanhar a produção de leite, seu corpo usará reservas que podem levar a uma perda de peso prejudicial à saúde.

Para evitar isso, certifique-se de que seu cão não tenha perdido mais de 10% de seu peso original antes da gravidez.

Se seu cão perdeu muito peso, você precisa aumentar o conteúdo de gordura e proteína do alimento que você o está alimentando, assim como aumentar a quantidade que ele come.

Considerações Finais

O período de tempo após ao parto é altamente esgotante para uma recente mamã cadela.

Por isso apostar numa boa alimentação e hidratação irá provendenciar-lhe a energia que ela tanto irá precisar nesta etapa tão exigente.

A fase do puérpio também não deve ser descuidada, pois é igualmente de extrema importância.

Sua cadela gasta imensas energias amamentando seus filhotes, e precisará de comer em quantidade e qualidade. Cadelas felizes criam filhotes felizes e saudáveis!

Deixe um comentário