Alguns cachorros são silenciosos e preferem choramingar ou reclamar. Alguns outros ladram, mas apenas em ocasiões muito raras.
E às vezes, seu cachorro saudável e ladrador pára de ladrar completamente ou um cachorro cresce sem latir até se tornar um adulto, mantendo a sua natureza quieta.
Embora, na maioria dos casos, qualquer um destes problemas não seja muito sério.
Em certas ocasiões um cachorro que não ladra pode estar realmente passando por algum tipo de doença, incluindo, mas não limitado a, tumores e paralisia laríngea nos casos mais extremos.
Neste artigo vamos ver o que deve ter em atenção com seu pet e como você pode ajudar ele com isso.
Deve se preocupar se seu cachorro não latir?
Bem, se seu cachorro costumava latir, mas de repente deixou de fazê-lo – é uma preocupação sem dúvida. Mas somente se esta fase durar mais de uma semana.
É desnecessário mencionar que você precisa ter certeza de que não há nenhuma fonte de aborrecimento, ansiedade, estresse ou doença que esteja devorando seu cachorro.
Se você tem um cachorro que, em geral, recorre a uivar, choramingar ou latir, mas muito raramente – está tudo bem.
Há uma chance de um passado problemático ou de um treinamento próprio para isso, mas tudo isso pode ser superado com compaixão e paciência.
Não latir: quão sério é isso? É um problema?
Digamos que você tinha um cachorro que ladrava com bastante frequência. E, de repente, ele parou de ladrar. Nada mudou.
Seu ambiente é o mesmo, ele não tem nenhum novo motivo de estresse ou ansiedade, e é saudável. Neste caso, pode ser algo sério.
Em todos os outros casos, provavelmente não é algo sério ou apenas uma fase.
Agora, quão sério? Bem, para ser honesto, não é raro que cachorros que não latem tenham as cordas vocais danificadas.
Na verdade, latir demais pode muitas vezes causar este problema. Também pode haver algum tipo de desconforto ao ladrar, fazendo com que eles se retirem para uma fase sem latir.
Esforçar a voz não é muito comum com os cachorros, mas acontece de vez em quando.
Outra pista aqui seria as tentativas fracassadas do cachorro latir. Isto significa que o cão parece tentar ladrar, mas nenhum barulho sai.
Este é um motivo de preocupação e o pet deve ser levado a um veterinário imediatamente.
Alguns problemas que podem dar origem a isto são doenças laríngeas (que afetam a laringe, ou as cordas vocais do cachorro) ou paralisia parcial entre outras situações menos graves.
Se seu cão tentar ladrar mas falhar, agora isso é uma preocupação legítima.
Mas, na maioria das vezes, alguns cachorros simplesmente recorrem a lamentos ou não fazem barulho devido a uma série de razões diferentes que são praticamente inofensivas.
Seu cachorro é silencioso e recorre apenas ao resmungar ou choramingar?
Às vezes, os cachorros ficam quietos após serem operados – de qualquer problema. Se não se sentirem bem, podem parar ou reduzir o latido, ou pelo menos reduzir o volume.
Tudo isso é compreensível. No primeiro caso, dê algum tempo ao seu canino e, no segundo, procure problemas na dieta, comportamento, fisiologia, etc.
Se você não conseguir encontrar nada por conta própria, faça um check-up completo ao seu cachorro no veterinário.
Os cachorros que sempre gostaram de choramingar e ladrar devem ser vistos como animais de estimação sem barulho.
Cada cachorro tem sua própria personalidade e essa individualidade garante a existência de alguns cães que simplesmente não gostam de latir.
Para eles, o som de resmungos é melhor do que o seu latido e optam por nunca ladrar então.
Na verdade, você provavelmente ficará surpreso quando eles fizerem isso, dado o aumento repentino do volume de sua voz!
Então, por que seu cachorro não ladra?
Há muitas razões para um cachorro não latir. Alguns podem até dizer que existem tantas razões para não ladrar quanto as que existem para ladrar!
Deixe-me enumerar algumas razões comuns para não ladrar – talvez você possa identificar uma dessas razões que atormentam seu companheiro canino e tornar a vida melhor para eles.
- Certas raças de cachorros são intrinsecamente mais silenciosas.
Por exemplo, os cães basenji são muito temperamentais e não ladram na maioria das situações em que outros cachorros estariam criando um tumulto.
Com certas raças, lamentar ou uivar é uma maneira melhor de se expressar. Portanto, verifique sua raça.
É conhecida como uma raça calma? Se sim, então não ladrar muito não faz mal.
- Se seu cachorro é muito simpático, fácil e descontraído, então não importa a qual raça ele pertença, não há motivo para alarme se ele não ladrar.
Cada cachorro tem uma personalidade diferente e aqueles que não ladram por causa de sua natureza descontraída geralmente possuem uma vibração saudável ao seu redor e você vai perceber que nada mais está errado com eles.
- Seu cachorro é novo? Ele está em um lugar novo devido a uma mudança? Você acabou de adotá-lo?
Bem, nesse caso, recomendo que você espere algumas semanas e veja como as coisas vão correr. Dê-lhe banho com todo o cuidado e amor que você puder.
Cães resgatados ou que tenham estado em um abrigo pela primeira vez tentam ficar em silêncio como uma demonstração de seu bom comportamento.
Lentamente, se tudo correr bem, eles se tornarão confortáveis em seu entorno e começarão a latir.
- É possível fazer com que os cachorros passem por um treinamento de “silêncio”. Portanto, se você recebeu um cachorro de outro dono, você deve perguntar a ele sobre isso.
O cachorro foi submetido ao treinamento de silencio para baixar seu volume ou para parar de ladrar completamente?
Concluindo
Essas são as coisas que se deve questionar e ter em mente se seu cachorro não costuma latir.
Acima de tudo trate sempre bem o seu pet e em caso de muitas dúvidas não hesite em consultar um veterinário profissional.