Algumas criaturas são muito mais resistentes do que aparentam ser e bem mais resistentes do que nós no que toca à radiação.
Nesta lista vai encontrar algumas criaturas que podem resistir a quantidades loucas de radiação, e sobreviver inclusive a bombas nucleares!
Portanto vamos lá saber quais sã os animais imunes à radiação.
8 Super animais imunes à radiação nuclear
Estamos numa época em que as tensões políticas estão a aumentar e declarações de guerra implícitas são feitas a toda a hora.
Mas será apesar de nós não podermos, existe uma serie de criaturas que podem dar-se ao luxo de andarem despreocupadas com uma guerra nuclear.
Estas criaturas são os verdadeiros sobreviventes do caos. Estes animais podem sobreviver a quantidades bizarras de radiação e/ou fome durante extensos períodos de tempo.
Elas deixam um recado bem simples para nós, se o mundo acabar, elas continuarão aí a habitar a terra e a vida continuará.
1. Barata
Nojento… certo? Sim, mesmo aquelas bichinhas que se escondem por baixo do armário da cozinha e que se matam com pesticidas têm a capacidade de sobreviver a uma bomba nuclear.
Nem todas sobrevivem, mas as poucas que ficam são o suficiente para a raça ter continuidade.
A maioria das baratas pode sobreviver a quantidades moderadas de radiação, e 20% das baratas podem sobreviver à radiação de alto nível de bomba atómica (10.000 rads).
De facto, muitas baratas foram encontradas perfeitamente bem e saudáveis a apenas 300 metros do local onde a bomba atómica de Hiroshima foi lançada.
Outro facto engraçado? Elas podem sobreviver até um mês sem comida ou água, e também 2 semanas com a cabeça cortada.
2. Escorpião
Embora não haja um estudo rígido sobre o número de unidades de radiação que os escorpiões podem aguentar, existe uma grande hipótese de eles poderem sobreviver melhor a ataques nucleares do que a maioria das criaturas.
Eles conseguem suportar um nível bastante alto de radiação UV, e alguns brilham no escuro. Outro fato engraçado? Eles podem ser completamente congelados no gelo e depois “voltar à vida”.
3. Mosca da Fruta
Pequena , e muito irritante no verão, o seu pequeno corpo frutado é muito benéfico para elas durante a exposição à radiação.
Elas podem sobreviver até 64.000 rads. Seu tamanho as impede de absorver adequadamente a radiação como acontece com as criaturas maiores, e apesar de seu ciclo de vida ser de 30 dias.
Se houvesse uma bomba nuclear, elas provavelmente ainda viviam todos os 30 dias que tinham para viver.
4. Vespas Braconidae
Este grupo de vespas parasitas são algumas das criaturas mais duras que existem na terra. As vespas são muito fáceis de se odiar, mas elas podem sustentar 300 vezes mais radiação do que os humanos.
E isto é válido para todas as espécies delas. Podem suportar chocantes 180.000 rads (a bomba de Hiroshima era apenas 10.000 rads).
Outro fato divertido – os entomologistas descobriram recentemente que este grupo de vespas pode ser treinado para “farejar” e identificar explosivos e substâncias nocivas.
5. Humanos
Nope… isto foi adicionado como uma piada, os humanos não se dão bem com a radiação, como todos nós sabemos.
Isto é apenas para destacar como todos esses insetos e criaturas são muito superiores a nós de tantas maneiras.
6. Tardigrada
Também conhecida como o urso de água ou urso musgo, esta adorável criaturinha microscópica é uma das mais populares e bem estudadas extremófilas.
Os extremófilos são criaturas que podem sobreviver em condições realmente extremas de pH, água, temperatura e falta de ar.
Os extremófilos têm sido enviados para o vácuo do espaço e voltam perfeitamente bem.
Eles podem ser esmagados, grelhados, e até mesmo ser mortos e permanecer mortos por mais de 10 anos, para depois serem ressuscitados em um ápice.
Eles são incríveis e envergonham a maioria das criaturas. Elas sobrevivem a uma grande quantidade de radiação e não a absorvem muito o que é positivo para a sua sobrevivência.
Os cientistas teorizam que as tardigradas podem ser enviadas para outros planetas e começar uma vida senciente lá.
7. Mummichog
Estes peixes surpreendentes, de aparência minúscula e muito normal são os únicos que foram enviados ao espaço e regressaram com sucesso.
Eles podem viver nas partes mais sujas e quimicamente mais poluídas do oceano e ser continuar perfeitamente bem de saúde.
Eles podem sobreviver a uma alta quantidade de radiação através da água e do sal. Eles também podem modificar a estrutura interna de seus corpos e genes quando necessário para se adequar ao ambiente.
8. Deinococcus Radidurans
Esta bactéria microscópica é a criatura mais resistente à radiação que já existiu. Quanta radiação pode resistir? Uma quantidade praticamente ilimitada.
Os cientistas ficaram chocados com esta descoberta há vários anos atrás, especialmente quando descobriram que esta bactéria auto reparou imediatamente todo o dano ao DNA causado pela radiação.
Há vários estudos que atualmente examinam este organismo para ajudar a tratar a doenças causadas por radiação e outras doenças relacionadas em humanos, aproveitando o seu DNA.
Outro fato engraçado? Esta pequena bactéria está no Guinness Book of World Records como a criatura viva mais resistente à radiação que existe.
Conclusão
Então, aqui estão eles.
Se houver uma guerra nuclear em larga escala em que deixemos de existir, o mundo provavelmente vai estar cheio das sete criaturas acima mencionadas, continuando a viver como se nada tivesse acontecido.
Exceto que, isso não é inteiramente verdade, algumas dessas criaturas eventualmente precisam de alimento e sustento, e se sua fonte de alimento estiver morta, então também será o seu fim.
Mas ainda é incrível que vivamos calmamente ao lado desses extremófilos, e às vezes até acidentalmente os esmagamos sem querer.
Quem diria que esses pequenotes podem sobreviver a uma bomba atômica, não é verdade?