Quanto tempo a comida de gato pode ficar fora?

O frescura do alimento que você dá ao seu gato é muito importante. Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o armazenamento de alimentos para gatos.

Quanto mais cuidadoso você for com isso, menos provável é que seu animal de estimação fique doente por causa de alguma intoxicação alimentar.

Como a comida de gato se estraga?

Uma vez que os alimentos úmidos para gatos começam a desenvolver bactérias, eles começam a se estragar. Quanto mais bactérias se formam, mais provável é que seu gato fique doente ao comer.

Embora você possa não ser capaz de ver esses organismos microscópicos, eles são perigosos. Deixar o alimento do gato fora do refrigerador acelera consideravelmente este processo.

É por isso que não é uma boa ideia deixá-lo sentado na tigela de seu gato por muito tempo.

Embora o alimento seco para gatos já possa conter bactérias, isso é extremamente raro de acontecer. A deterioração não é um problema importante com este tipo de alimento.

Você também precisa ter em mente que os gatos nem sempre podem dizer se sua comida ficou ruim.

Embora estes animais tenham um olfato poderoso, eles podem ficar doentes por ingerirem até mesmo pequenos vestígios de certas bactérias.

Há sempre uma chance de que a bactéria ainda não tenha afetado o aroma do alimento.

Fatores que contribuem para a deterioração

Há uma série de fatores que contribuem para a deterioração dos alimentos para gatos (ou qualquer outro tipo de alimento para esse fim).

É uma boa ideia aprender sobre alguns desses fatores para que você possa evitar que seu gato fique doente.

Temperatura

A temperatura a que você armazena o alimento de seu gato é muito importante. alimentos úmidos não devem ser armazenados a uma temperatura superior a 24 graus celsius.

As bactérias começam a se tornar uma verdadeira preocupação a partir dos 26 graus.

Também vale a pena notar que as bactérias prosperam em ambientes úmidos. As bactérias não podem crescer efetivamente em condições secas.

Se for muito úmido em sua casa, você não deve manter o alimento exposto ao ar livre por mais de 30 minutos.

Diferentes tipos de bactérias

Existem diferentes tipos de bactérias que podem se formar nos alimentos para gatos. Salmonela e Listeria são apenas alguns exemplos e podem ser muito perigosas para o seu animal de estimação ingerir.

Embora não sejam comumente encontradas, há sempre a uma possibilidade de aparecer.

Os tipos de bactérias que são encontrados na casa de uma pessoa são geralmente bastante inofensivos, mas ainda assim podem causar transtornos gastrointestinais.

Quanto tempo a comida úmida para gato pode ficar fora?

Nunca é uma boa ideia deixar a comida úmida do gato fora do refrigerador por um longo período de tempo.

Supondo que a temperatura em sua casa esteja em torno de 21 graus celsius, você pode manter a comida fora da geladeira por cerca de quatro horas.

A deterioração rápida começa a se tornar uma verdadeira preocupação depois deste tempo.

Você pode deixar a comida úmida do gato fora durante a noite, mas há um certo risco de que isso também aconteça.

Se seu gato comer a comida depois de uma noite fora da geladeira, ele pode sentir náuseas, diarreia e vômitos. É, no entanto, improvável que eles adoeçam gravemente.

Quanto tempo aguentam os alimentos crus?

Se você der comida crua ao seu gato, você precisará ser muito mais cuidadoso. Os alimentos comerciais têm conservantes e outras coisas que retardam o processo de estragar.

Os alimentos crus, por outro lado, não o fazem. Você não deve deixar de fora comida crua para gato por mais de uma hora, no máximo.

Certifique-se de colocar qualquer sobra de comida na geladeira assim que seu gato estiver pronto. Isto reduzirá muito as chances de estrago.

Quanto tempo a ração seca para gato pode ficar fora?

A ração seca apesar de não ter o mesmo problema que a úmida ou a comida crua, também não deve de permanecer longos períodos de tempo fora para o seu gato comer.

Especialmente se você vive em zonas úmidas ou se a zona da casa onde o seu gato se alimenta é geralmente mais fria.

O mesmo se pode dizer para zonas quentes ou zonas muito quentes, o calor do ambiente vai acabar por secar ainda mais a ração fazendo-a perder os seus nutrientes mais frescos.

Após 4 horas da sua exposição na tigela do gato, deve de descartar.

É sempre bom ter uma ideia da quantidade de comida que seu gato consome para evitar desperdícios.

Dicas para guardar corretamente alimentos para gatos

Você deve seguir algumas dicas simples mas eficazes quando se trata de armazenar os alimentos de seu gato. Estas dicas podem contribuir muito para proteger seu gato e evitar que ele fique doente.

  • Cubra qualquer sobra de comida: Se você colocar qualquer sobra de comida para gato na geladeira, você precisa ter certeza de que ela está bem coberta.

    A exposição ao ar só irá acelerar o processo de deterioração.
  • Use sacos com zíper: Coloque qualquer alimento que seu gato não tenha comido em um saco plástico com zíper. Isto garantirá que ele não fique exposto ao ar.

    Você também pode colocar em um recipiente hermético.
  • Mantenha fora do calor: Nunca é uma boa ideia armazenar comida para gato em qualquer lugar que esteja muito quente (mais de 37 graus celsius).
  • Dê ao seu gato apenas o suficiente: Preste atenção na quantidade de comida que seu gato normalmente come na hora da refeição.

    Desta forma, você saberá qual a quantidade ideal para alimentá-lo para que não sobra nada. Assim você não terá que se preocupar com a comida dele ficar a se estragar.
  • Veja a data de validade: Também é uma boa ideia você olhar a data de validade do alimento de gato que você compra. Isto lhe dirá por quanto tempo você pode ficar com ela.

    Há uma diferença entre a data de “utilização até” e a data de validade, portanto, tenha isso em mente também.

Conclusão

  • A deterioração é definitivamente uma preocupação com a comida úmida para gatos, mas não tanto com a comida seca.
  • A comida úmida começa a ficar ruim assim que as bactérias começam a se formar, o que pode acontecer em questão de minutos.
  • A taxa de deterioração dos alimentos de seu gato depende da temperatura ambiente e do nível de umidade.
  • Você pode deixar a maioria dos alimentos úmidos para gatos fora por cerca de quatro horas antes que a deterioração comece a se tornar um problema real.
  • Os alimentos crus para gatos não devem ser deixados fora da geladeira por mais de uma hora, pois são muito mais propensos a se estragar.
  • Certifique-se de cobrir qualquer sobra de comida na tigela de seu gato e coloque-a na geladeira.
  • Você pode usar um saco zíper para manter a comida de seu gato fresca até sua próxima refeição.