Uma gata geralmente permanece no cio por cerca de quatro a sete dias em geral. Entretanto, há certos fatores que podem complicar ou alterar a duração do cio.
Vamos ver quanto tempo uma gata permanece em cio através de diferentes circunstâncias.
O que é o cio?
O cio é o momento em que sua gata está pronta para acasalar.
- A alta vocalização é bastante comum durante este período, mas ela não estará gritando com você, pode estar descansado.
- Rebolar imenso também é bastante comum nesta fase porque ajuda a espalhar seu cheiro rapidamente.
- Para intensificar ainda mais seu cheiro, a gata pode se esfregar várias vezes em coisas que estão no seu redor.
- Levantar sua extremidade traseira é um perfeito indicador de que ela está no cio.
- Seu apetite vai diminuir durante o cio resultando em refeições por acabar ou refeições que nem toca para comer.
Todos estes comportamentos são típicos do período de cio de uma gata. Tecnicamente, este período de tempo é chamado de ciclo do cio.
Quanto tempo dura o cio de uma gata?
Em relação ao cio de uma gata não existe nenhuma regra de ouro. O período de tempo geral do cio de uma gata é considerado de 4 a 7 dias.
No entanto, às vezes as gatas ficam no cio por um único dia ou por apenas três dias. Não é anormal se isto acontecer. Uma situação rara mas possível de acontecer é seu cio continuar bem além de uma semana.
Com que idade as gatas têm o primeiro cio?
As gatas geralmente experienciam seu primeiro cio por volta dos quatro meses de idade.
Apesar de ser muito comum para a maioria das gatas, tecnicamente, a idade média em que ocorre o primeiro cio é por volta de seis a nove meses.
Se você não quer que ninhadas indesejadas é recomendado que você tenha sua gata castrada antes do primeiro cio.
Para poder determinar esta altura com exatidão visite o seu veterinário que ele certamente irá lhe dizer.
O que acontece durante o cio?
Durante o cio os gatos tentarão se aproximar de sua gata para cruzar. No entanto, a ovulação (a liberação de óvulos dos ovários, necessária para uma gravidez bem sucedida) só ocorrerá durante o cio.
O acasalamento em qualquer outro ponto não terá efeito porque os hormônios necessários para a gravidez não estão presentes no organismo dela.
Uma gata pode precisar de acasalar cerca de 4-5 vezes (até com machos diferentes) para engravidar.
Se vários machos estiverem envolvidos, ela dará à luz uma ninhada de filhotes que terão todos a mesma mãe, mas pais diferentes.
Uma coisa que pode ter em mente é, a sua gata não estará grávida se não estiver no cio. Muitos donos de gatos se preocupam com suas fêmeas pensando que a gravidez pode vir a qualquer momento.
Mas na realidade não é assim tão simples de acontecer.
Uma gata só consegue engravidar durante o cio.
Outro ponto que muitos donos de gatos parecem não entender é que, a não ser que sua gata esteja castrada, ela continuará tentando saindo de sua casa até engravidar.
Durante seu primeiro cio, se ela não ovular, ela vai continuar a circular através dos ciclos de cio e até que ela seja acasalada, ela não vai parar de tentar sair.
Portanto, de certa forma, se você não quiser contribuir para a superpopulação de animais e aumentar a contagem de gatinhos abandonados, o melhor que você tem a fazer é castrar a sua fêmea (e se você possui um gato macho, então faça com que ele também seja castrado).
O que acontece depois do cio?
Se o acasalamento não foi bem sucedido durante o cio, ela passará por um período de tempo em que seus níveis de estrogênio cairão significativamente, mas sua saúde ou comportamento não serão afetados.
Esta é uma espécie de fase intermediária.
Depois de vários dias, ela entrará novamente em cio. Durante o cio, a gata fica reprodutivamente adormecida como resultado dos hormônios se tornarem inativos.
Ela simplesmente não estará na estação de acasalar e não pode ou não quer acasalar. A atividade do ciclo do cio fica parada por aí.
Os gatos de interior quando são expostos à luz artificial, poderão continuar passando por ciclos de cio durante todo o ano.
Em contrapartida, os gatos de rua geralmente entram em cio durante a primavera até ao outono. Como dias mais longos têm mais luz acabam por estimular mais produção de hormônios.
De outubro a janeiro, a luz do dia é menor e, portanto, é incapaz de estimular o organismo dos gatos de rua a entrarem em cio.
Os machos também entram no cio nesta fase?
Apesar do gato macho tentar acasalar com as gatas neste período de cio, a sua formação sexual diverge da forma como as gatas processam o seu ciclo de cio.
Os machos estão sempre prontos para acasalar e logo que as fêmeas dão luz verde para tal, eles se enroscam para tentar a monta.
Gata castrada tem cio?
Uma gata castrada não tem por habito entrar em cio mas não está livre de acontecer. Se a sua gata apresentar comportamentos de ciclo de cio é recomendado que visite o seu veterinário.
Existe uma condição chamada síndrome do ovário remanescente que, embora não seja comum em gatas castradas pode suceder.
Isto só acontece quando certas cirurgias são realizadas de forma inadequada ou quando ocorre revascularização de algum tecido de ovário no organismo da gata.
Gatos que sofrem de síndrome do ovário remanescente não tem risco de engravidar mesmo que demonstrem todos os sinais comuns de cio.
Como acalmar gata no cio?
Uma gata no cio pode ser acalmada, existem um conjunto de coisas que pode fazer para mitigar um pouco mais a situação tais como:
- Dar bastante carinho e atenção
- Fazer a escovagem do pelo e massajar o corpo da gata
- Acionar um difusor de feromônios
- Usar flores que relaxam os gatos (erva-do-gato)
- Manter sempre portas e janelas fechadas para evitar a propagação de cheiro hormonal
Conclusão
Como pode ver existe um processo bem sistemático pode detrás do ciclo de uma gata.
Espero que este artigo sirva para esclarecer alguma das suas dúvidas e que consiga perceber melhor agora o período do ciclo de cio de uma gata.