Os carrapatos podem representar uma séria ameaça à saúde de seu cachorro, por isso é importante aprender sobre como eles afetam seu animal de estimação.
Se você vai levar seu cachorro a passear para a mata ou através da grama alta, a exposição a carrapatos é sempre uma preocupação constante.
Como o cachorro apanha carrapatos?
É muito mais fácil para um cachorro apanhar carrapatos do que você imagina. Isto geralmente ocorre em áreas com muitas árvores.
As carrapatos ficam pendurados em folhas e galhos, esperando que os animais apareçam. Um carrapato pode pular em seu cachorro muito rapidamente.
Eles podem pular de bem longe, facilitando a fixação ao seu anfitrião.
Você deve fazer questão de verificar se seu cachorro tem carrapatos depois de levá-lo por bosques densos ou por um campo com grama alta.
Ambos estes ambientes podem estar repletos de carrapatos, portanto é importante verificar seu animal de estimação quando chegar em casa.
Os carrapatos são extremamente pequenos e podem ser difíceis de ver a olho nu. Passe um pente fino no pêlo do seu cachorro para garantir que você não deixa passar nada.
Ciclo de vida do carrapato
Os carrapatos passam por quatro fases diferentes em sua vida, inclusive:
Ovos: Um carrapato põe cerca de três a quatro mil ovos de uma só vez. Depois que um carrapato fêmea se empanturrar em um hospedeiro, ela cairá e começará a pôr seus ovos.
Ovo-ninfa-adulto: Quando os ovos da carraça eclodem, eles produzem ninfas de oito patas. Estes pequenos carrapatos saem ansiosos de sangue e precisam dele para sobreviver.
Os carrapatos não conseguem chegar à fase seguinte do ciclo de vida sem encontrar um hospedeiro.
Adulto: O carrapato adulto também deve continuar encontrando um novo hospedeiro para se empanturrar. Alguns carrapatos podem passar uma semana ou até mesmo meses sem se alimentar.
Tipos de carrapatos
Há uma série de tipos diferentes de carrapatos em todo o país. Algumas áreas podem ter mais variedade de carrapatos do que outras.
Os carrapatos-semente só se alimentam por um total de cinco dias antes de caírem do hospedeiro e começarem a amadurecer em adultos.
Um carrapato adulto pode passar até três anos em seu cachorro antes que ele caia, dependendo do tipo. O carrapato comum só vive em seu hospedeiro por cerca de uma semana ou duas.
Carrapato comum
O carrapato comum é encontrado quase exclusivamente ao ar livre, pois não tende a infestar as residências. Estes carrapatos se alimentam de praticamente qualquer animal, desde que possam tirar sangue dele.
Estes carrapatos até pulam sobre o gado, banqueteando-se com seu sangue durante muitos meses seguidos. Isto faz com que estes carrapatos tenham uma longa e deliciosa refeição.
Eles são na verdade atraídos pelo cheiro de certos animais, incluindo os cães. Eles podem ser encontrados perto de caminhos e estradas florestais, esperando sua próxima vítima inocente.
Os carrapatos comuns fêmeas depositam mais de 6.000 ovos de cada vez. Uma ninfa de carrapato comum pode ficar sem comer por mais de um ano, o que é no mínimo bastante impressionante.
As carrapatos de cães adultos quase sempre procuram animais grandes para se alimentarem, para que possam tirar o máximo de sangue possível deles.
Eles, no entanto, saltarão para cães menores se lhes for dada a oportunidade. Uma vez que um carrapato tenha subido em um cachorro, eles começarão a se alimentar imediatamente.
Como proteger o seu cachorro dos carrapatos
Embora possa ser bastante difícil proteger seu cachorro de carrapatos ao sair por aí, há algumas dicas que você deve ter em mente.
Livre-se de carrapatos em redor de sua casa
Se você sabe que tem um problema com carrapatos ao redor de sua casa, é importante ter tudo sob controle o mais rápido possível.
Há inúmeros produtos que você pode pulverizar para minimizar sua presença, mas você deve fazer sua pesquisa. Certifique-se de não colocar inadvertidamente a saúde de seu cachorro em risco ao fazer isso.
Mantenha sua propriedade aprumada
Manter sua grama cortada e arranjada é outra boa maneira de evitar que os carrapatos pulem sobre seu animal de estimação.
Os carrapatos prosperam em áreas com grama alta e descuidada, pois buscam o terreno mais alto disponível e se lançam sobre seus hospedeiros quando surge a oportunidade.
Ao manter sua grama curta, você não lhes dará a oportunidade de fazer isso.
Esteja atento a populações de carrapatos
Você deve tentar manter-se atualizado com as populações de carrapatos que sejam identificadas nas áreas que você vai com seu cachorro.
Embora seja impossível saber sempre que áreas têm carrapatos e que tipos estão presentes, isto pode ajudar a evitar a contaminação no seu pet.
Quanto mais informações você obtiver, mais fácil será proteger seu companheiro canino.
Perigos dos carrapatos em cães
Há uma série de coisas potencialmente perigosas que os carrapatos podem transmitir tanto para humanos quanto para cães, incluindo a doença de Lyme.
Se não for tratada em breve, pode causar danos permanentes de várias maneiras.
Alguns dos sinais comuns da doença de Lyme em cães incluem:
- Sensibilidade ao toque
- Caminhada com dificuldade
- Dificuldade para respirar normalmente
- Falta de apetite
- Letargia
- Febre
Conclusão
- Os carrapatos passam por três etapas em seu ciclo de vida – Ovos, Ninfa, e Adulto.
- O carrapato comum pode pôr milhares de ovos de uma só vez.
- Seu cachorro é tão suscetível a carrapatos quanto você, especialmente quando está em uma floresta densa ou em um campo gramado alto.
- Certifique-se de verificar se seu cachorro está com carrapatos depois de voltar de uma caminhada em um ambiente onde os carrapatos prosperam.
- Há inúmeros tipos de carrapatos, alguns dos quais podem permanecer em seu cachorro por mais de um ano antes de cair.
- Em média os carrapatos ficam em seu cão de uma a três semanas.
- Se você tiver carrapatos em sua casa, você deve considerar pulverizar a área para minimizar este problema e proteger seu animal de estimação.
- Manter asseado seu gramado/propriedade é outra boa maneira de evitar que as carrapatos cheguem ao seu cachorro.