Razões pelas quais os cães fogem e como parar

Perder o seu cão pode ser uma experiência aterrorizante. É ainda mais assustador perceber que o seu cachorro fugiu de propósito.

Se o seu cão foge repetidamente, é importante entender o porquê e descobrir como pará-lo.

Como qualquer problema de comportamento, o nosso principal objetivo é descobrir qual o seu porquê?

Se pudermos responder a esta pergunta, podemos descobrir como atender as necessidades do seu cão sem deixá-lo fugir.

É claro que não podemos perguntar ao seu cachorro o motivo de ele estar fugindo, mas podemos fazer algumas reflexões baseadas em seu comportamento e nos padrões comportamentais da sua espécie.

O seu cão está entediado

Essa é a razão número um pela qual a  maioria dos cães escapa.

Eles ficam muitas vezes sozinhos no pátio sem nada para fazer, e quando não é assim tão difícil sair, eles se embarcam em uma pequena caminhada pelo bairro.

Se você não está providenciando ao seu cão algo divertido para fazer, há uma boa hipótese de ele ter as suas próprias ideias.

E em muitos casos, isso significa que ele vai meter-se em aventuras!

Resolva isso supervisionando o seu cão, dando-lhe um exercício adequado, e também brinquedos mastigáveis e interativos para mantê-lo ocupado.

O seu cão está procurando um companheiro

Os machos não castrados ou esterilizados são particularmente conhecidos por vaguear pelo bairro à procura de amor e companhia.

Dito isso, castrar o seu cachorro ou arranjar-lhe uma fêmea não irá necessariamente impedir o seu cachorro se ele alguma vez decidir fugir, mas com certeza irá diminuir essa possibilidade.

Se o seu cão sentir o cheiro de uma fêmea nas proximidades, especialmente se ela estiver com o cio, ele vai esforçar-se ao máximo para pular a cerca e ir conhecê-la.

As fêmeas, em especial as que se encontram no cio, também podem tentar escapar para ir encontrar um pretendente.

Castrar o seu cão e esterilizar a sua cadelinha pode ajudar a reduzir esse problema.

O seu cão está a caçar

Muitos cães pulam rapidamente cercas ou escapam do pátio para perseguir um coelhinho, esquilo ou outra possível potencial presa.

Enquanto isso é um pouco mais comum em raças orientadas para caça, como o caso dos Huskies, quase todos os cães desfrutam de perseguir pequenos animais fofos.

Deixar seu cachorro sem vigilância para perseguir esquilos ou coelhinhos quase sempre resultará em um cachorro que desfruta deste passatempo cada vez mais.

Mesmo que seu cão não costume pular a cerca para perseguir um coelho, a verdade é que às vezes a perseguição é apenas divertida demais para parar.

Supervisionar o seu cachorro, dar a ele algo melhor para fazer, e melhorar a sua cerca, vão diminuir e evitar a possibilidade de seu cachorro fugir para perseguir outros animais.

O seu cão está com medo

Até os cães mais bem comportados podem tentar fugir se ficarem assustados o suficiente.

Esse problema é especialmente comum durante trovoadas ou na altura dos fogos de artifício.

Estes sons altos podem levar até os cães mais pacíficos a um estado de frenesim.

Numa tentativa desesperada de escapar dos barulhos aterrorizantes, os cães podem saltar através de janelas, portões ou até mesmo escalar cercas altas.

Resguardar o  seu cão durante as trovoadas e fogos de artifício ajudará a manter seu cão seguro.

Mantenha seu cachorro dentro e faça o seu melhor para acalmar os seus medos sobre barulhos altos, com guloseimas calmantes, ruído branco e ThunderShirts (coletes que ajudam na ansiedade dos cães e outros animais).

Como impedir o seu animal de estimação de fugir

A principal estratégia para evitar o seu cão de fugir é relativamente simples: dificultar a fuga.

Não deixe o seu cachorro ao ar livre sem supervisão.

Se você não tiver uma cerca, construa uma.

Se você tiver uma cerca, faça-a mais alta.

Se o seu senhorio ou condomínio não permite cercas, use uma corrente momentaneamente ou simplesmente não deixe seu cachorro do lado de fora desacompanhado.

Evite utilizar cercas subterrâneas, pois estas ainda deixam o seu cão vulnerável aos possíveis ladrões e não impedem os cães que estão motivados a fugir.

Tanto as cercas subterrâneas como as coleiras eletrónicas têm o risco de queimar o seu cão.

No entanto, também é importante tratar a questão subjacente.

Claro que uma cerca segura e a supervisão ajudarão, mas se o seu cão está verdadeiramente entediado, assustado, ou motivado para escapar, ele ainda poderá encontrar uma saída.

Quando a vedação estiver segura e tiver uma ideia da razão pela qual o seu cão está a tentar fugir, é importante tratar a raiz do problema:

  • Esterilize ou castre seus cães para evitar os passeios motivados pelo sexo.

    Isso vai ajudar a reduzir o impulso hormonal para fugir, mas não necessariamente mudará o hábito se o seu cachorro o estiver fazendo por anos!
  • Aumente a carga de exercícios para que seu cachorro não sinta necessidade de andar sozinho.

    Alguns cães precisam de mais de uma hora de caminhada por dia para serem felizes.
  • Para um cão de caça (ou raça proveniente de caça), experimente dar um brinquedo de corda e incite-o a perseguir como se fosse uma isca em movimento rápido, a fim de deixá-lo saciar os seus instintos num ambiente seguro.
  • Ajude o seu cão assustado a sentir-se mais confortável contra barulhos altos.

    Brinquedos calmantes, Thundershirts e máquinas de ruído branco podem ajudar, a maioria dos cães que realmente precisam de ajuda na dessensibilização e no contra condicionamento sistemático.

Conclusão

Se o seu cão continuar a fugir, pode ser a hora de receber ajuda de um treinador.

Um treinador irá ajudar com um plano de treino adequado  que manterá o seu cão seguro e evitar que tenha de andar a procurá-lo de novo.

Os treinadores são especialmente úteis se a fuga do seu cão é motivada pela caça de presas ou pelo medo.

Deixe um comentário